HRC promove evento nesta sexta (29) para conscientizar sobre prevenção contra AVC

27 de outubro de 2021 - 17:29 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto: Valéria Alves
Arte gráfica: Fabio dos Santos
Foto: Divulgação


Com Emergência que funciona 24 horas todos os dias da semana, HRC é referência no tratamento de AVC na região

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promove, nesta sexta-feira (29), ação de conscientização sobre sintomas e riscos do acidente vascular cerebral (AVC). A programação será realizada a partir das 16h em Juazeiro do Norte, na Praça Feijó de Sá (Giradouro), no bairro Triângulo. Na ocasião, serão ofertados diversos tipos de serviço em parceria com a Faculdade Paraíso, como: aferição de pressão e glicemia, orientações nutricionais, fisioterapêuticas e farmacológicas.

Haverá, ainda, uma roda de conversa com o neurologista Gustavo Vieira Rafael, coordenador da Unidade de AVC do HRC, sobre o tema, além de um aulão funcional às 18h, em parceria com a Secretaria de Esportes e Juventude de Juazeiro do Norte. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também estará presente nas atividades, que são gratuitas.

AVC

Alteração da fala, formigamento ou fraqueza na face ou de um lado do corpo, tontura e dificuldade de andar. Estes são apenas alguns dos sintomas do acidente vascular cerebral. Idosos, pessoas com hipertensão ou diabetes e sedentárias são grupo de risco, mas até os mais jovens podem ser acometidos pelo AVC.

O tempo é precioso para o tratamento. Se o paciente for atendido no período de até 4h30 após o início dos sintomas, período em que é possível administrar a medicação, a resposta à terapia será mais eficaz e o risco de desenvolver morbidades, menor.


O HRC é referência no tratamento de AVC na região porque tem uma Emergência que funciona 24 horas todos os dias da semana, com atendimento voltado para pacientes com AVC com acesso à medicação específica, o trombolítico, que diminuiu a mortalidade e a morbidade de pacientes com a condição na fase adulta.

O hospital também possui a unidade de AVC, onde é possível que o paciente tenha acesso a especialistas e a um serviço de reabilitação multidisciplinar – com neurologista, profissional da Enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social.