Além da assistência em saúde, Hospital Universitário será decisivo para formação de profissionais e geração de empregos

25 de outubro de 2021 - 14:36 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SOP
Texto: Airton Lima Jr.
Fotos: Divulgação

Com 26% das obras concluídas, a previsão é de que a unidade fique totalmente pronta em 2023

O Hospital Universitário do Ceará (Huce) é um empreendimento estadual que, mesmo ainda em fase de construção, vem gerando resultados importantes. Em relação à empregabilidade, a obra mantém cerca de 320 trabalhadores – número que vai aumentar à medida que a estrutura do hospital é erguida –, além de três mil empregos indiretos. O projeto é executado por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Ceará.

O complexo ampliará a rede de assistência médica e hospitalar coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sendo destinado ao atendimento terciário de saúde da população da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além disso, o equipamento contribuirá para a formação acadêmica e a inserção no mercado de trabalho de profissionais da Saúde.

Implantado em terreno do campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a unidade funcionará como um instrumento vinculado à estrutura de ensino e pesquisa da própria Uece, passando a fazer parte da rotina dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciência da Saúde (CCS) por meio de disciplinas que dependem da prática e vivência hospitalar dos alunos.

A médica Ivelise Brasil, diretora do CCS, coordena o grupo que acompanha a implantação do Huce, em conjunto com o corpo docente do Centro e de equipes da Sesa e do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). “A Uece está se preparando, por meio de professores, médicos e demais profissionais, para oferecer um ensino moderno aos indivíduos em formação no CCS, com foco em um atendimento eficiente e humanizado. Para tanto, a estrutura do Huce será aproveitada pelos estudantes desde os primeiros semestres, pois eles terão contato com o parque radiológico do hospital, o setor de patologias clínicas, os laboratórios, além de outros ambientes, todos voltados para praticar os conhecimentos adquiridos em sala”.

Brasil observa o impacto da implantação do complexo para a qualificação em diferentes áreas. “Precisamos nos atentar que o Huce, além de ser um equipamento assistencial, também será o maior formador de profissionais da Saúde do Estado e um dos maiores do Nordeste. Falo não apenas de médicos, mas de uma gama de profissões, sejam de caráter assistencial ou não. Perceba que até cursos como Administração, Serviço Social, Psicologia, Química, Gastronomia, e uma série de outras faculdades dentro e fora da nossa Universidade serão beneficiados pelo Hospital Universitário”, ressalta a professora.

Implantado em terreno do campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará, a unidade funcionará como um instrumento vinculado à estrutura de ensino e pesquisa da própria Uece

Ainda na área da Saúde, a categoria dos enfermeiros deve ganhar um forte apoio, já que está prevista a instalação no Huce da maior residência em Enfermagem do Ceará, bem como de residências multidisciplinares que comportem demandas para médicos, fisioterapeutas, terapêutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas.

Formando cerca de 400 novos profissionais por ano, o CCS conta com seis cursos de graduação: Medicina, Enfermagem, Biologia, Educação Física, Nutrição e Terapia Ocupacional – e mais de 40 cursos de pós-graduação.

A obra

Atualmente, a implantação do Huce está com 26% das obras concluídas. Ocupando uma área de 79,5 mil m², o complexo terá 654 leitos, entre clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil.

Os serviços de engenharia seguem conforme o cronograma da SOP, e se concentram na montagem de pilares, vigas e lajes da edificação. A previsão é de que o Hospital Universitário do Ceará seja totalmente concluído até 2023, representando mais de R$ 270 milhões em investimentos na construção.