Osteoporose: Fisioterapia e Nutrição ajudam na prevenção e no tratamento da doença

19 de outubro de 2021 - 09:10 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto: Márcia Catunda
Fotos: Marko Ido/CCC

 


Exercícios fisioterápicos, além de alimentação rica em cálcio e vitamina D, são fortes aliados na prevenção contra a perda progressiva de massa óssea

Estima-se que a cada três segundos ocorra uma fratura em decorrência de osteoporose em algum lugar do planeta. São aproximadamente nove milhões de fraturas, anualmente, em todo o mundo. Atualmente, cerca de 200 milhões de pessoas convivem com a doença, de acordo com a Comissão Nacional Especializada em Osteoporose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

A osteoporose não apresenta sinais ou sintomas até que uma fratura aconteça. Em geral, o diagnóstico ocorre somente após o aparecimento de ruptura de vértebras (coluna), antebraço e quadril (locais de maior incidência), que são as mais prevalentes. Cerca de 20% das pessoas que sofrem uma fratura no quadril morrem no prazo de seis meses após o ocorrido; 80% ficam com alguma dificuldade para realização de funções cotidianas, segundo a Comissão.

Entre as áreas da saúde que atuam na prevenção e no diagnóstico da doença, estão a Fisioterapia e a Nutrição. A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), possui profissionais que reabilitam pacientes com o perfil. “A Fisioterapia consegue prevenir complicações, como deformidades e fraturas ósseas, e atua fortalecendo a musculatura e as articulações, promovendo melhoria da qualidade de vida do paciente”, explica a coordenadora da área, Aryadne de Oliveira Marques. “Quanto mais cedo o paciente procurar tratamento, menores as chances de desenvolver complicações”, acrescenta.


A osteoporose não apresenta sinais ou sintomas até que uma fratura aconteça

Conforme aponta Marques, a falta de atividade física causa pioras. “Isso provoca maior risco de quedas e fraturas. A atividade física orientada por fisioterapeuta auxilia na manutenção das atividades normais ósseas, promovendo melhoria da coordenação motora e do equilíbrio. Na CCC, temos muitos pacientes idosos e acamados que fazem uso de medicamentos que podem levar à perda de massa óssea e, por isso, são considerados pacientes de risco. Eles necessitam de nossa atenção para não desenvolverem a doença”, destaca.

Alimentação nutritiva

Outra aliada no combate à osteoporose é a Nutrição. A ingestão de alimentos ricos em cálcio, por exemplo, é essencial na prevenção da doença, conforme explica a nutricionista da Casa de Cuidados, Keilane Lima. “O cálcio é o principal nutriente relacionado à manutenção da massa óssea. Além disso, a vitamina D também possui um papel importante na absorção do cálcio no intestino e mantém seu equilíbrio na corrente sanguínea”.

Entre os alimentos ricos em cálcio, estão leite e derivados, brócolis, couve e sementes – como as de gergelim e linhaça. Já alimentos como peixes, fígado de galinha e óleo de fígado de bacalhau são ricos em vitamina D e também aliados nesse processo de prevenção.

“A Nutrição é importante no combate à osteoporose desde a infância, na qual deve-se iniciar uma alimentação balanceada para garantir as reservas de cálcio no organismo com o avanço da idade. Porém, deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, gordurosos, com alto teor de sódio e ou sal, cafeína, dentre outros”, orienta a nutricionista.