Importante aliado da gestão pública no enfrentamento à pandemia, Centro de Inteligência em Saúde do Ceará é instituído

5 de outubro de 2021 - 09:00 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Texto e foto: Elon Nepomuceno

A equipe do Cisec conta, atualmente, com cerca de dez membros, entre médicos, profissionais da Tecnologia da Informação e consultores em Estatística. (Da esquerda para a direita: Nator Júnior, Mateus Mosca, Igor Dayan, José Xavier Neto e Marcelo Alcantara)

Em portaria conjunta nº 1097/2021, o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcantara, instituíram o Centro de Inteligência em Saúde do Ceará (Cisec). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última quarta-feira (29).

Criado no primeiro trimestre de 2020, o Cisec vem atuando como um importante aliado de gestores públicos cearenses no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O Centro já contribuiu com a produção de aproximadamente 50 boletins epidemiológicos, detalhando os indicadores da doença e os seus impactos no sistema público de saúde. As publicações, embasadas por uma ampla análise de dados, também têm sido fundamentais para o desenvolvimento das diretrizes de flexibilização das atividades econômicas e comportamentais no Estado.

Com a instituição, o Cisec formaliza seu escopo de atividades e ganha mais autonomia, no âmbito da administração pública, podendo firmar parcerias ou convênios com órgãos e entidades públicas e instituições privadas nacionais, internacionais ou estrangeiras, além de sugerir o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que permitam a melhor identificação das demandas de saúde por parte da Sesa e ESP/CE.

“Outra atribuição importante do Cisec é localizar a distribuição quantitativa e qualitativa da Força de Trabalho da Saúde, mapeando suas competências e analisando as lacunas e as prioridades para a capacitação e alocação dos profissionais”, destaca o superintendente Marcelo Alcantara.

Cisec

Atualmente, com cerca de dez membros, entre médicos, profissionais da Tecnologia da Informação e consultores em Estatística, o Centro é coordenado pelo cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto. “Instituir o Cisec significa que o esforço empenhado ao longo dos últimos meses foi reconhecido e suficiente para ser incorporado à estrutura administrativa da Sesa e da ESP. Aqui, desenvolvemos uma série de mecanismos e recursos de predição para enfrentar o desafio que é a pandemia. Investimos até em métodos adotados por instituições do exterior, como a Nasa”, relata o cientista.

Novos estudos

Além da pandemia, outros objetos de estudo devem entrar, futuramente, no radar das análises do Centro de Inteligência em Saúde, como a demanda gerada por acidentes de trânsito na rede pública de saúde e a dinâmica do diagnóstico do câncer do colo de útero entre as cearenses.

Integração

A portaria conjunta também estabelece que o Cisec atue de forma integrada com as diversas Secretarias de Estado e se alinhe ao Programa “Big Data” do Governo do Ceará, coordenado pela Casa Civil, à política de transparência da Secretaria da Saúde (IntegraSUS) e ao Programa Cientista-Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).