Instituto de Prevenção do Câncer realiza programação em alusão ao Outubro Rosa

1 de outubro de 2021 - 11:15 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica: Fabio dos Santos


Outubro é marcado pela cor-de-rosa. A tonalidade faz alusão à campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), terá programação especial para o mês que tem início nesta sexta-feira, 1º. Além da iluminação do prédio com a cor do movimento, será instalado um stand no espaço. O local terá modelos de mamas de silicone para demonstração prática sobre as formas corretas de fazer o autoexame para detecção precoce das lesões.

O IPC vai, ainda, ampliar vagas para exames de mamografia. A diretora-geral da unidade, Tânia Veras, afirma que serão distribuídas senhas nas unidades de saúde. “Selecionaremos algumas unidades de saúde da Rede Sesa e instituições parceiras para entrega de vouchers que possibilitam acesso facilitado à mamografia no IPC”. O equipamento disponibiliza 40 vagas por dia para o exame e, durante outubro, oferecerá 60 vagas diariamente.

Com a pandemia de Covid-19, segundo a diretora, é ainda mais importante reforçar a necessidade do exame. “Com as restrições, incluindo o distanciamento social, determinadas pela pandemia, muitas mulheres não tiveram acesso à mamografia. Com isso, há com certeza casos que necessitam de mais cuidados pela falta de prevenção”.

Todas as mulheres, mesmo sem sintomas, devem realizar pelo menos uma mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos até os 69 anos, segundo o Ministério da Saúde. “A realização periódica do exame aumenta a sobrevida em casos de descoberta da lesão”, explica Veras.

Valorizando quem faz

Além da programação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o IPC também vai homenagear os profissionais. Haverá palestras e confraternização – respeitando todos os protocolos biossanitários.

Câncer de mama

O câncer de mama é curável em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial. As mulheres devem ficar atentas aos sintomas do câncer de mama, que são: aparecimento de ínguas nas axilas, modificações na forma e no tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo.