Em sessão de cinema, estagiários do Nível Central debatem sobre saúde mental e empatia

23 de setembro de 2021 - 12:53 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos:
Manuela Barroso


Jovens do projeto Primeiro Passo assistiram ao filme “O Lado Bom da Vida” e participaram de debate com a psicóloga Hedva Carvalho, da CEQVI

O Auditório Waldir Arcoverde se transformou em uma sala de cinema nessa quarta-feira (22). Os estagiários do Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) assistiram ao filme O Lado Bom da Vida (David O. Russell), como parte da programação do Setembro Amarelo promovida pela Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Cogep), por meio da Célula de Qualidade de Vida (CEQVI).

Em duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, os jovens do projeto Primeiro Passo conferiram o longa-metragem que fala sobre saúde mental e doenças como bipolaridade e depressão. Após as duas exibições, os jovens participaram de um debate com a psicóloga Hedva Carvalho, da CEQVI, que levantou questionamentos sobre o filme e como relacioná-lo à realidade.

“Uma das lições que podemos tirar é a importância do autoconhecimento para entendermos nossas fragilidades, o que podemos melhorar, para descobrir oportunidades, outras pessoas e a necessidade de cuidar e tratar doenças psicológicas, além de enxergar o lado bom da vida. Também vimos como a dança, o esporte e a arte nos ajudam a trazer novas motivações e a nos expressar”, comentou.

A psicóloga incitou o debate perguntando o que mais chamou a atenção dos jovens no longa, com quais personagens eles se identificaram, que outras doenças mentais foram citadas e como eles viram o envolvimento da família e amigos na recuperação dos protagonistas. Muitos responderam, levantaram novas questões e deram relatos de suas próprias vidas e de pessoas próximas que têm algum tipo de transtorno.

Empatia

Na sessão da manhã, a estagiária Brenda Rodrigues, da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copis), descreveu o filme como necessário diante do grande número de pessoas adoecidas mental e emocionalmente. “A falta de empatia também é um problema, pois muita gente não sabe se colocar no lugar do outro apenas no dia a dia e precisa assistir a um filme como esse para entender e se informar”, pontuou.

Identificação

Samara Ferreira, estagiária da Coordenadoria de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac), relatou que se identificou como o personagem Pat, protagonista vivido por Bradley Cooper. “Ele não sabia expressar as emoções dele e muitas pessoas não entendiam. Às vezes, eu também sinto isso. Eu tenho muita ansiedade e, desde que comecei o estágio na Sesa, tenho melhorado. Aqui me sinto acolhida por todos e isso tem me ajudado muito. Sei que posso conversar com as pessoas e fico mais tranquila”, afirmou.

Sinais

Outro ponto que o filme mostra é como observar os sinais que a vida apresenta. Mairton Lima, da Célula de Provimento, Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas (Ceape) e coordenador do projeto Primeiro Passo na Sesa, finalizou as duas sessões de cinema ressaltando a importância de perceber esses avisos.


Mairton Lima ressaltou a importância de observar e reconhecer os sinais que a vida apresenta

“O estágio de vocês é um desses sinais que a vida dá. Aproveitem essa oportunidade. Sei que às vezes é difícil, mas é muito importante para o futuro de vocês. Agarrem essa chance de ser alguém melhor, de conhecer pessoas, construir amizades e de aprender. Não deixem passar”, disse.