Saúde Inclusiva: Sesa, Uece, Lead e Idesco oferecem cursos gratuitos para residentes do CE

20 de setembro de 2021 - 09:00 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica:
Fabio dos Santos


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead) e o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) abriram, exclusivamente pela internet, as inscrições para o Programa Gratuito e Acessível de Qualificação Profissional. As inscrições podem ser realizadas até 26 de setembro.

São mil vagas, distribuídas entre quatro trilhas disponíveis, para residentes do Estado. Terão prioridade na ocupação das vagas deste edital as pessoas com deficiência (cadastradas no Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência, no Saúde Digital), familiares de pessoas com deficiência e/ou cadastradas no Programa Mais Infância Ceará, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Cada nova oportunidade que proporciona a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma vitória da sociedade e da saúde pública. O Estado, assim como organizações sociais e empresas, têm o dever de criar e apoiar iniciativas que tragam equidade entre as pessoas. Ao oferecer capacitação para pessoas com deficiência e seus familiares, Sesa, Uece, Lead e Idesco estão consolidando um importante passo para um futuro melhor desses cidadãos. E este é o principal compromisso do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência”, ressalta o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

As aulas são totalmente on-line por meio da plataforma DAL e também pelo aplicativo Aprendizado Acessível, disponível nas versões Android e iOS.

O início das aulas está previsto para o dia 11 de outubro. A metodologia de ensino prevê horários de estudo flexíveis e acompanhamento por tutores à distância (para turmas que possuem pessoas com deficiência), bem como pelas equipes pedagógica e de suporte técnico da plataforma de ensino. Ao se inscrever, o(a) candidato(a) deverá escolher apenas uma trilha – composta por dois cursos, que serão ofertados de maneira sequencial. O segundo curso só será disponibilizado para os(as) aprovados(as) no primeiro.

Os(as) candidatos(as) realizarão uma prova on-line de conhecimentos específicos por meio da plataforma DAL, no horário previamente escolhido pelos(as) mesmos(as) no ato da inscrição. O conteúdo programático está disponibilizado no edital da seleção.

Acessibilidade

A plataforma possui recursos acessíveis como intérpretes e vídeos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens entre outros.

Os(as) interessados(as) podem tirar suas dúvidas acessando o edital da seleção ou entrando em contato por meio do e-mail: suporte@dellead.com.br e/ou WhatsApp: (85) 99946-0145.