Apoiado pela Sesa e Secult, evento-teste do 22º Festival Jazz & Blues começa nesta sexta (17)

17 de setembro de 2021 - 14:17 # # # #

Assessoria de Comunicação do Festival Jazz & Blues
Texto:
Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Fotos: Divulgação

Trio Guará durante a primeira temporada do 22º Festival Jazz & Blues, em gravação no Teatro São José, em Fortaleza

Um ano e sete meses atrás, no Carnaval de 2020, acontecia o 21º Festival Jazz & Blues, último grande evento presencial no Ceará no período pré-pandemia de Covid-19. Na “ressaca” do período momino, o mundo se fechou para conter a contaminação do coronavírus. No Ceará, Guaramiranga deu exemplo de rigor no cumprimento dos protocolos sanitários e, no fim de junho de 2021, foi o primeiro município do Estado a ter 100% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina. Coincidência ou não, é em Guaramiranga que será realizado um dos primeiros eventos-teste da retomada das atividades econômicas aprovada pelo Governo do Ceará: a 22ª edição do Festival Jazz & Blues. Por meio das Secretarias da Saúde (Sesa) e da Cultura (Secult) do Estado, a programação ocorrerá nesta sexta-feira (17) e neste sábado (18).

Com shows na Cidade Jazz & Blues, recitais nas igrejas em homenagem a Alberto Nepomuceno, bate-papos e oficinas on-line, esta é a segunda temporada da 22ª edição do festival. Em fevereiro de 2021, nos dias de Carnaval, foi realizada a primeira temporada, com shows sem plateia gravados no Teatro São José, em Fortaleza, em estúdios ou nas próprias residências das atrações locais e nacionais. Todas as apresentações foram exibidas exclusivamente no canal do festival no YouTube. Para ser evento-teste em sua segunda temporada, de forma presencial, a organização do festival e o público devem seguir o protocolo sanitário do Estado, que envolve o antes, durante e pós-evento. Quem não acompanhar presencialmente, poderá conferir toda a programação no canal do festival no YouTube.

O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da Fundação Nacional das Artes (Funart), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional das pastas cearenses Secult e Sesa, além da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Agradecimentos: Enel e Coca-Cola.

Acesso ao município de Guaramiranga

As barreiras sanitárias na entrada de Guaramiranga terão horário estendido até 00h e contarão com o apoio das Polícias Militar (PMCE), Rodoviária Estadual (PRE), Ambiental, Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Podem ter acesso ao município: moradores; quem tem segunda residência (com comprovação); hóspedes com reservas feitas em estabelecimentos de hospedagem localizados em Guaramiranga (com apresentação de voucher); e participantes do festival (com a comprovação necessária). Todos os adultos a partir de 18 anos devem apresentar cartão de vacinação contra Covid-19 com pelo menos uma dose do imunizante ou dose única. Não será permitido o acesso de visitantes e de transporte day use.

Segundo a Prefeitura de Guaramiranga, a única programação artística de sexta a domingo (17 a 19) no município será a do Festival Jazz & Blues. Não haverá apresentações em restaurantes, bares ou outros espaços públicos.

Acesso ao evento-teste

Para os shows que serão realizados nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), às 19h30, na Cidade Jazz & Blues, foram disponibilizados 200 ingressos gratuitos na Bilheteria Virtual. Todas as pessoas que retiraram ingressos receberam um QR Code. Com ele, fizeram o teste gratuito de Covid-19 no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), em Fortaleza, ou no equipamento instalado temporariamente em Guaramiranga, e tiveram que apresentar o cartão de vacinação comprovando as duas doses ou dose única da vacina contra a doença. Para pessoas que tiveram o resultado negativo no teste, o QR Code foi validado como ingresso para o festival. Cada pessoa do público, ao adquirir o bilhete, assinou um termo de consentimento para ser monitorado pela organização do evento, comprometendo-se a realizar um novo teste de Covid-19. Os ingressos estão esgotados.

Os recitais que serão realizados nesta sexta e no sábado, às 10h na Igreja Matriz e às 16h e 17h30 na Igreja da Gruta, ambas no Centro de Guaramiranga, serão restritos a 30 pessoas na plateia. Serão moradores da cidade convidados pela Secretaria Municipal de Cultura. Estas apresentações também serão exibidas no canal do festival no YouTube.

Confira programação completa