Saúde do Ceará realiza segunda oficina com Comitês Intersetoriais na Região de Sobral

13 de setembro de 2021 - 17:07 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (Sepos) e da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copis), promoveu a segunda oficina on-line dos Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde na Região de Sobral.

Este encontro é uma das etapas para a elaboração e implementação da Política Estadual de Promoção da Saúde no Ceará (Poeps/CE). “Os Comitês Intersetoriais são fóruns que favorecem o diálogo entre gestores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde, incentivando também a colaboração intersetorial para a promoção da saúde da população. Além disso, são uma importante etapa de construção ascendente e participativa da política pública de promoção da saúde do Ceará”, afirma o coordenador de Políticas Intersetorias da Sesa, Caio Cavalcanti.

A iniciativa, realizada na última quinta-feira (9), reuniu profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Programa Academia da Saúde e demais projetos que fazem interface com o campo da promoção da saúde, além de representantes das Residências Integradas em Saúde na Região de Saúde de Sobral.

A orientadora da Célula de Promoção da Saúde da Copis, Sylvia Sousa, relata que o processo tem sido muito potente. “Acreditamos que, por meio da metodologia que adotamos para a implantação dos comitês com vistas à elaboração participativa da Poeps/CE, estamos favorecendo a intersetorialidade e a participação popular, possibilitando que os diversos atores sociais sejam partícipes na implementação e no exercício do controle social”, pontua.

Comitês

Com o objetivo de criar espaços de discussões, por meio de mobilização social, subsidiando as gestões regionais e municipais na reorganização das ações e fortalecendo a promoção da saúde no âmbito do SUS, os Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde contam a participação de representantes dos movimentos sociais, segmentos populacionais organizados (mulheres, juventudes, idosos, crianças, pessoas com deficiência, comunidades e povos tradicionais, entre outros), profissionais de distintas áreas da Saúde, gestores da Saúde e das políticas setoriais, instituições de ensino públicas e privadas, além de indivíduos de outros setores da sociedade.

No Plano Estadual de Saúde 2020-2023, ficou definido como uma de suas metas a implantação de cinco Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde (Cips) nas respectivas Regiões de Saúde do Estado. Em 2020, foi iniciado o processo de mobilização do comitê na Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe, que está em fase final de implantação. Atualmente, estão sendo realizadas as oficinas de mobilização na Região de Sobral e Sertão Central.

Cronograma

Outras oficinas estão previstas para ocorrer neste mês e em outubro (cronograma sujeito a alterações):

Região de Saúde Sertão Central

17/09/21- Lideranças comunitárias e dos movimentos sociais, sindicatos e diversos atores sociais organizados (mulheres, juventudes, idosos, crianças, pessoas com deficiência, comunidades e povos tradicionais, entre outros), controle social da saúde e das políticas setoriais (Educação, Assistência Social, Cultura, etc), comissões e comitês que dialoguem com a Política de Saúde da região.

28/09/21- Profissionais e gestores das políticas setoriais, tais como Educação, Assistência Social, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, Cultura, Trabalho e instituições do Ensino Superior da Região de Saúde.

14/10/21- Oficina ampliada com representações dos atores sociais e institucionais mobilizados na região

Região de Saúde de Sobral

16/09/21- Lideranças comunitárias e dos movimentos sociais, sindicatos e diversos atores sociais organizados (mulheres, juventudes, idosos, crianças, pessoas com deficiência, comunidades e povos tradicionais, entre outros), controle social da saúde e das políticas setoriais (Educação, Assistência Social, Cultura, etc), comissões e comitês que dialoguem com a Política de Saúde da região.

30/09/21- Profissionais e gestores das políticas setoriais, tais como Educação, Assistência Social, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, Cultura, Trabalho e instituições do Ensino Superior da Região de Saúde.

19/10/21- Oficina ampliada com representações dos atores sociais e institucionais mobilizados na região.