Camilo Santana e secretário Marcos Gadelha visitam obras do Hospital Universitário do Ceará

30 de agosto de 2021 - 15:30 # # # # #

Texto:
Larissa Falcão
Fotos: Carlos Gibaja

Com investimento de R$ 274,7 milhões para construção, complexo hospitalar está com 18,5% de obra executada

O governador Camilo Santana e o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Marcos Gadelha, vistoriaram, na manhã desta segunda-feira (30), as obras do Hospital Universitário do Ceará, no bairro Itaperi, em Fortaleza. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais, a visita contou também com a presença do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

“Será o primeiro Hospital Universitário Estadual do Ceará. Será um hospital com 654 leitos, o maior do Estado e um dos maiores do Norte e Nordeste brasileiro”, declarou Camilo Santana.

Com investimento total de R$ 274,7 milhões, o complexo hospitalar está sendo construído em uma área de 79,5 mil m² dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O empreendimento faz parte das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde, capitaneada pela Sesa.

Ao todo, serão 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Iniciada em janeiro deste ano, a obra está com 18,5% de execução.

Geração de conhecimento e emprego

Para o titular da Sesa, o empreendimento alia atendimento à população, produção de conhecimento e geração de emprego. “Não é à toa que esse hospital tem localização estratégica ao lado da Universidade. Porque isso vai gerar conhecimento, formação de profissionais de saúde, gerar pesquisa e emprego. Ou seja, a Saúde como fomentadora de produção e abertura de oportunidades de emprego para profissionais de saúde”, afirmou Marcos Gadelha, destacando que mais de seis mil profissionais devem atuar na unidade de saúde.

O equipamento prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Ceará.

Ao todo, hospital terá 654 leitos de internação, que serão distribuídos em três torres

O Hospital Universitário do Ceará reunirá todas as especialidades médicas, aliando a ampliação do atendimento em saúde à formação acadêmica de qualidade aos estudantes da Uece. O equipamento oferecerá serviços entre consultórios médicos e odontológicos; diagnóstico por imagem; ambulatórios e laboratórios; enfermarias pediátricas e adultas.

Obras

Do quarto piso da primeira torre, o governador apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido em toda área da obra. “Nós temos três fábricas, uma no canteiro da obra e duas fora, produzindo pilares, vigas e lajes para poder fazer a montagem do Hospital”, afirmou.

Na oportunidade, o governador também apresentou as obras do Parque Dom Aloísio Lorscheider, localizado no mesmo bairro do hospital estadual. Com 30 mil m², o novo parque está sendo implantado na área do antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I).

No lugar da unidade prisional, desativada em 2013, serão construídos equipamentos para incentivar práticas esportivas e culturais, como areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, biblioteca comunitária, anfiteatro, rampa de skate, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e quiosques.