Ensaio fotográfico marca Dia da Gestante no HRN; unidade está há 68 dias sem óbitos maternos por Covid-19

16 de agosto de 2021 - 16:46 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto:
Teresa Fernandes
Fotos: Divulgação


Mães fotografadas relatam momentos de descontração e tranquilidade durante sessão de fotos (Nota: Pacientes retiraram as máscaras somente para os cliques)

No dia dedicado à gestante, no domingo (15), a equipe multidisciplinar da Obstetrícia do Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promoveu um ensaio fotográfico para duas gestantes internadas na unidade. A data também registrou a marca de 68 dias sem óbitos maternos por Covid-19.

“Em alusão ao Dia da Gestante, fizemos essas fotos, também como marco de que já são 68 dias sem óbitos maternos no setor de Obstetrícia do HRN. Reforçamos a importância de que as gestantes possam cuidar da saúde e buscar a vacinação”, pontua a coordenadora médica da Obstetrícia do HRN, Eveline Valeriano Moura Linhares.

Esta é a segunda vez que a equipe realiza sessões de fotos com gestantes internadas no HRN. O critério foi o tempo de internação e o desejo da paciente em realizar as fotos.

Enfermeira da Obstetrícia do hospital, Danielly Paiva conta que a assistência e a coordenação de Enfermagem do setor se organizaram em relação a roupas e maquiagem, que foram cuidadosamente higienizadas para a sessão fotográfica nas dependências da unidade.


Esta é a segunda vez que a equipe realiza sessões de fotos com gestantes internadas no HRN

“Sou apaixonada pelo período gestacional, pela Obstetrícia. E percebi, ao longo dos anos, a fortaleza e também a sensibilidade desse momento, principalmente para as gestantes que, por algum motivo, se encontram internadas. Então, é natural que a autoestima da mulher sofra com tudo isso. Ela estará muito mais sensível e passando por um processo muitas vezes desconhecido para ela mesma. É como se ela não se reconhecesse mais. Com tudo isso, vi que elas poderiam ter um momento delas, mesmo estando internadas, e esse momento ficará registrado para a vida toda”, diz Paiva.

Momento de descontração

Para as mães fotografadas, o ensaio foi um momento de descontração e tranquilidade. “Foi bom. Deu uma tranquilizada”, avalia a agricultora Maria Antonia do Nascimento, de 34 anos, moradora de Santana do Acaraú, a 40 km de Sobral. Grávida de 35 semanas, ela aguarda a chegada de Pedro, seu segundo filho, que deve nascer no próximo domingo, dia 22 de agosto.

A secretária escolar Fernanda Rodrigues Souza, de 33 anos, lembra que a sessão fotográfica veio no último dia da gestação. “Foi no dia certo. Se tivesse sido planejado, não teria dado tão certo”, afirma a paciente, que teve Covid-19 no início da gravidez. Ela foi fotografada às 14h e, seis horas depois, Laura nasceu. “É uma recordação da minha gestação”.