Iniciativa do Ceará, Cadastro da Pessoa com Deficiência é semifinalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2021

5 de agosto de 2021 - 16:08 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Francisco Oliveira


O Cadastro da Pessoa com Deficiência, serviço elaborado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, é semifinalista no Prêmio Excelência em Competitividade 2021, concurso promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. A premiação reconhece os órgãos públicos exitosos e inovadores em políticas públicas. A Sesa se destacou entre 280 projetos inscritos, conquistando a 8ª colocação. É o único programa cearense entre finalistas e semifinalistas.

“A Secretaria da Saúde ficou em 8º lugar entre tantas outras iniciativas. Isso reflete o comprometimento da gestão em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos cearenses”, comemora o secretário executivo de Políticas em Saúde da Sesa, Marcos Antônio Gadelha Maia.

Um dos pontos mais importantes do programa, segundo Gadelha, é a descentralização da atenção às pessoas com deficiência. “O cadastro amplia oportunidades e potencialidades para inclusão de outras políticas públicas, não apenas no âmbito da saúde, mas de forma intersetorial, para que possamos tornar o Ceará mais inclusivo e mais acessível a todas pessoas com deficiência”.

Semifinalistas e finalistas

Foram contempladas como boas práticas semifinalistas as seguintes iniciativas: Ajuste Fiscal do Mato Grosso (MT); Cadastro da Pessoa Física com Deficiência (CE); Economia de Combustível na Administração Pública (PA); Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (MA); Programa Descomplica Paraná (PR); Programa de Gestão Fiscal da Paraíba (PB); Programa Paraná Trifásico (PR); Reforma Tributário do Rio Grande do Sul (RS); e Vida no Trânsito (PR).

As boas práticas finalistas do prêmio são: Paraíba Educa (PB); Programa Compra Direta Paraná (PR); Programa Escola Digna (MA); Programa de Gestão Penitenciária – GESPEN (MA); Programa Parcerias Municipais (SP); e Vida Nova nas Grotas (AL).