Ceará entrega reforma e ampliação de setor de UTI na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza

14 de julho de 2021 - 18:07 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto:
Daniel Herculano
Fotos: Carlos Gibaja


Ala foi reformada para atender pacientes não-Covid; ao todo, são dez leitos totalmente equipados

A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza conta agora com uma ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reformada e ampliada, com dez leitos de internação totalmente equipados, sendo um deles de isolamento. O setor é destinado a pacientes não-Covid, com disponibilidade para a Central de Regulação de Leitos do Estado. A entrega da nova UTI pelo governador Camilo Santana foi transmitida via redes sociais. A vice-governadora Izolda Cela, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, e o provedor da Irmandade da Santa Casa, Luiz Marques, participaram da transmissão.

Camilo Santana celebrou a parceria com a instituição. “Temos o que há de mais moderno aqui nesses dez leitos de UTI para atender aos pacientes da Santa Casa de Misericórdia, uma parceria que tem muita história e dedicação; local que tem acolhido milhares de cearenses. Durante a pandemia teve uma grande importância no papel de acolhimento de pacientes com Covid-19, e fica aqui meu agradecimento a todos os guerreiros, profissionais de saúde, que têm se dedicado ao máximo para atender a todos os cearenses”.


Governador Camilo Santana e secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, reforçaram os esforço do governo estadual na luta contra a pandemia 

O Governo do Ceará auxiliou a montagem da nova UTI com recursos para as instalações físicas e equipamentos. E dispõe ainda de recursos para custeio mensal de R$ 5,8 milhões para 17 leitos clínicos, dez UTIs e ainda para que a Santa Casa faça cirurgias eletivas e cirurgias de urgência urológicas e vasculares como retaguarda do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital de Messejana (HM).

Ainda na transmissão, o governador fez mais dois anúncios que beneficiam o hospital e os cearenses. “Quero anunciar aqui ao Luiz Marques que a nossa parceria com cirurgias eletivas será renovada, com cerca de R$ 7 milhões de investimento. Aproveitando a ocasião, temos um projeto de revitalização no entorno da Santa Casa em andamento, a Estação das Artes, para a qual fizemos dois estacionamentos ao lado, e um deles será concedido (para administração) ao Hospital”, disse Camilo Santana.


Santa Casa vai realizar cirurgias eletivas e de urgência urológicas e vasculares como retaguarda do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital de Messejana (HM)

Pelo estágio atual da pandemia, não há demanda de leitos da regulação estadual para pacientes acometidos pelo coronavírus, fato registrado pelo administrador da Santa Casa, provedor da Irmandade, Luiz Marques, que agradeceu os esforços dos profissionais de saúde e do Governo do Ceará pela parceria incessante. “O estacionamento vai nos ajudar para somar e continuar a manter a Santa Casa. Relembro aqui que montamos em tempo recorde uma ala com oito leitos para atender pacientes exclusivamente com Covid. Desde então, foram 522 casos atendidos, mas já faz alguns dias que não temos nenhuma entrada de paciente com Covid aqui. Isso é um dado muito positivo”, celebrou.

Durante a entrega da nova ala, que será destinada a pacientes não-Covid e servirá de retaguarda para o HGF e HM, importantes unidades de Saúde da Rede Sesa, Dr. Cabeto agradeceu pela dedicação incessante dos profissionais de saúde do Estado durante a pandemia e, na atual circunstância, categorizou a entrega como importante para uma rede de assistência atualizada, com instalações adequadas, prontas para receber a população, tendo em vista que 80% dos cearenses dependem das estruturas do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nos consideramos honrados em participar desse processo. Quero agradecer aos profissionais de saúde porque, sem eles, nada acontece”, disse o titular da pasta.