Referência estadual em diagnóstico da Covid-19, Lacen soma mais de 500 mil exames RT-PCR desde início da pandemia

6 de julho de 2021 - 10:40 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Suzana Mont'Alverne
Fotos: Tiago Stille e Divulgação/Lacen


Laboratório da rede pública do Ceará é capacitado para realizar, em média, mais de três mil análises por dia

Mais de 500 mil exames de biologia molecular RT-PCR – para diagnóstico de Covid-19 – foram analisados no Ceará somente pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) desde o início da pandemia. A marca reforça o importante papel do equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em epidemiológica, principalmente no combate ao coronavírus. Ao todo, 1.322.546 testes deste tipo foram realizados no Estado até esta terça-feira (6), incluindo exames de laboratórios privados.

Responsável por 38,2% das análises do Ceará, segundo dados da plataforma de transparência da Sesa, o IntegraSUS, o laboratório da rede pública do Ceará é atualmente capacitado para realizar, em média, mais de três mil exames por dia.

A farmacêutica e chefe da Biologia Médica do Lacen, Ana Carolina Barjud Máximo, comenta sobre o desempenho da equipe do Lacen em oferecer à população um serviço em tempo hábil. “O Lacen é o laboratório referência estadual para o diagnóstico da Covid-19. Alcançamos a marca dos mais de 500 mil exames com o desempenho incansável e de qualidade da equipe”.


Em abril deste ano, dois termocicladores foram adquiridos pelo Laboratório, aumentando a capacidade do Lacen nas análises de RT-PCR

Ela ressalta, ainda, os esforços do Governo do Ceará, por meio da Sesa, em garantir investimento para que o serviço pudesse ser executado. “Em março de 2020, tínhamos capacidade de realizar somente 100 exames por dia. Com a aquisição de novos equipamentos, pudemos aumentar o atendimento”.

Em abril deste ano, dois termocicladores foram adquiridos pelo Laboratório, aumentando a capacidade do Lacen nas análises de RT-PCR. Os equipamentos contemplam também exames de outras doenças. Anteriormente, a unidade da Sesa estava com aparelhos cedidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

RT-PCR

O RT-PCR é realizado para detectar material genético do vírus nos primeiros dias do aparecimento dos sintomas. O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodão nas pontas. O resultado dos testes enviados pelas unidades ao Lacen sai em até cinco dias e pode ser acessado pelo site Saúde Digital.