Parceria entre Sesa e Dell promove curso online com mil vagas para pessoas com deficiência

23 de junho de 2021 - 16:18 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Suzana Mont'Alverne
Artes gráficas: Iza Machado

Estão abertas as inscrições para o curso Programa Gratuito Acessível de Qualificação Profissional, promovido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead). Ao todo, mil vagas estão sendo oferecidas – prioritariamente – para pessoas com deficiência, matriculadas em cursos de graduação e/ou pós-graduação no Ceará na área da Tecnologia da Informação.

A Sesa auxiliará na identificação e mapeamento de pessoas com deficiência que se encaixam no perfil e estão inseridas no Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência, disponível na plataforma Saúde Digital. Familiares de pessoas com deficiência também podem ser contemplados. Também fazem parte da iniciativa a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).

Dentro do Programa da Pessoa com Deficiência, em que a Sesa trabalhou inicialmente no cadastramento deste grupo, há registros de indivíduos com deficiências distintas e que se encaixam no perfil da qualificação. “O programa da Dell vai trabalhar com essa perspectiva socioeconômica. Uma vez identificando as potencialidades dessas pessoas cadastradas com deficiência, dará oportunidade de capacitação”, explica o secretário executivo de Políticas em Saúde da Sesa, Marcos Gadelha.

Durante as aulas, previstas para iniciar em 2 de agosto, os estudantes serão acompanhados por tutores (exclusivos para pessoas com deficiência) e pelas equipes pedagógica e de suporte técnico da plataforma de ensino.

O programa possui recursos acessíveis como intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto-contraste, audiodescrição de imagens, entre outros.

Confira o edital
Contatos: pedagogico@dellead.com.br e/ou WhatsApp: (85) 99946-0145.