Hemoce recebe mais de 370 doações no Dia Mundial do Doador de Sangue, o dobro do coletado no ano anterior

15 de junho de 2021 - 15:04 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto:
Emmanuel Denizard
Arte gráfica: Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), celebrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, na segunda-feira (14), com uma programação especial para os voluntários. A solidariedade marcou a data e o Hemocentro cearense recebeu 374 doações de sangue em todo o Estado. Este número representa um aumento de 100% na quantidade de bolsas coletadas se comparado com o mesmo dia em 2020, quando as unidades do Hemoce receberam 187 doações de sangue.

Até o fim de junho, o Hemoce está com a campanha “Tudo Começa Quando Você Estende a Mão”, sendo uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemoce, as peças ilustrativas estão sendo trabalhadas em redes sociais, cartazes, banners e adesivos, e divulgadas em todo o Estado. A campanha é em alusão ao “Junho Vermelho”, movimento nacional criado em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue para aumentar o número de doações.

“A gente só tem a agradecer a todos os voluntários que tiraram um tempinho do seu dia para exercer a solidariedade. Ter o doador presente nas nossas unidades é motivo de grande alegria e gratidão. Agradecemos também a todos os nossos parceiros e aquelas pessoas que, de alguma forma, conscientizam, incentivam e mobilizam para esse gesto tão nobre que é a doação de sangue”, disse Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores.

As doações de sangue no Hemoce beneficiam pacientes que necessitam de transfusão em mais de 480 unidades de saúde no Ceará. O sangue, antes de ser distribuído aos hospitais e demais unidades, passa por um processo de análise e testes para garantir a segurança transfusional.

Como faço para doar?

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.

Para doar sangue, é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg e apresentar um documento de identificação original e com foto. Os menores de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis para doar. O termo de autorização está disponível no site do Hemoce.