Hospitais estaduais são reconhecidos pela Anvisa por alta conformidade às práticas de segurança do paciente

2 de junho de 2021 - 16:36 # # # # # # #

Assessorias de Comunicação do HRN, HGCC, HGWA, HRSC e HRC
Texto:
Teresa Fernandes, Wescley Jorge, Bruno Brandão, Munique Freitas e Raquel Oliveira
Foto: Tatiana Fortes/Gov. do Ceará

Metodologia é de autoavaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em hospitais com leitos de UTI

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram os únicos hospitais do Estado certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por alcançarem 100% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança do paciente. No Ceará, também alcançaram alto índice de conformidade os hospitais estaduais Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Geral Dr. César Cals e Geral de Fortaleza (HGF), em Fortaleza.

A Anvisa divulgou um relatório no qual apontou os critérios de segurança do paciente avaliados e a lista por estado dos serviços de saúde com alta conformidade. Entre os critérios analisados estão a instituição de um plano de segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Os serviços de saúde que atingiram 100% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança receberão declaração da Agência reconhecendo o pleno desempenho alcançado na avaliação.

A metodologia é de autoavaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O processo leva em consideração as metas do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Após responder a um questionário, os hospitais têm os dados analisados e confirmados por meio de documentação.

Segundo o gerente de risco do HRN, Kildery Teófilo, o reconhecimento da Anvisa mostra o empenho dos hospitais no desenvolvimento de boas práticas de segurança do paciente. “É um reconhecimento da Anvisa de que o hospital desenvolve práticas de segurança do paciente de acordo com metas do programa brasileiro”, destaca. Segundo ele, o HRN possui um núcleo de segurança do paciente que atua no desenvolvimento de estratégias para a qualificação do cuidado pautado na segurança, como na implantação e gerenciamento de protocolos.

Metas

As principais metas de segurança do paciente são identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

O gerente de risco do HRSC, Jonis Albuquerque, ressalta que, além das metas de segurança do paciente, o hospital também adota protocolos relacionados à prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Ele ressalta a importância do reconhecimento da Anvisa. “É importante por ser um reconhecimento, por parte de um órgão federal e idôneo como a Anvisa, de que os nossos processos estão baseados nas melhores práticas”.

Hospitais estaduais

O HGWA e o HGF também estão na lista de aprovados do relatório. A gerente de risco do Waldemar Alcântara, Djane Filizola, enfatiza que, por cinco anos consecutivos, o HGWA vem aparecendo na lista com bons índices. “É um resultado de acompanhamento das boas práticas dos hospitais pertencentes à Rede Sentinela. Nós assumimos o compromisso de implantar o protocolo de segurança do paciente, bem como monitorar em relação à adesão e sua efetividade. O HGWA é considerado em excelência no quesito de boas práticas de segurança”, pontua.

A autoavaliação é fundamental para os hospitais, segundo a gerente de risco do HRC, Nárya Gonçalves. “A auto avaliação das Práticas de Segurança é importante para que possamos reconhecer o quanto conseguimos avançar como instituição na promoção de uma assistência segura para o paciente e também para enxergar os próximos desafios. Hoje, no HRC, os colaboradores estão comprometidos com esse propósito e figurar, mais uma vez, como instituição de alta confiabilidade é muito recompensador.”

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), a segurança do paciente vem sendo destaque anualmente nos monitoramentos da Anvisa. Isso reflete no compromisso da instituição em reduzir as ameaças, especialmente no que se refere à ocorrência de eventos adversos. Dessa forma, percebe-se uma cultura voltada para a segurança do paciente. “O resultado do nosso trabalho nos deixa orgulhosos por permanecer entre os hospitais que se destacam em prol da Segurança do Paciente no Ceará”, destaca a enfermeira da Gerência de Risco, Carolina Martins Bezerra.

Acreditação

Os hospitais estaduais HRN, HRC e HGWA são acreditados com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 reconhece padrões de qualidade, segurança do paciente e gestão integrada. A certificação ressalta a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Já o HRSC alcançou o Nível Ótimo no processo de Acreditação realizado pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). Com a certificação, o hospital tornou-se uma das oito unidades no mundo a ser reconhecida pela instituição espanhola.