Encontro reúne especialistas e pacientes sobre vacina contra Covid-19 e doenças inflamatórias intestinais

27 de maio de 2021 - 09:57 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas


O mês de maio ganha a cor roxa para promover a conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Para abordar o tema, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza encontro online nesta sexta-feira (28) sobre vacina contra Covid-19 e doenças inflamatórias intestinais. O evento, que reunirá especialistas no assunto, tem início às 20h.

“A proposta é esclarecer aos pacientes, profissionais e a comunidade em geral sobre aspectos relacionados às vacinas para Covid em portadores de Doença Inflamatória Intestinal”, informa o médico Caio Cesar Furtado Freire. Para participar, os pacientes que são acompanhados no ambulatório da unidade receberão o link de acesso da transmissão.

Além do HGCC, participam do encontro virtual representantes dos serviços ambulatoriais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), também da Rede Sesa, e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e do Grupo de Estudo em Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil.

Freire destaca que as DIIs são patologias autoimunes que afetam diferentes órgãos e sistemas e inflamam, principalmente, o intestino e outras partes do sistema digestório. De acordo com o especialista, as alterações fazem parte da vida de aproximadamente cinco milhões de pessoas em todo o mundo. Pessoas com idade entre 15 e 40 anos são as mais afetadas, mas todas as faixas etárias, especialmente os idosos, com mais de 60 anos, também devem ficar alertas aos sintomas.

Pessoas que tiveram familiares com essas doenças têm uma predisposição maior para desenvolvê-las, conforme explica o médico. Por serem crônicas e não terem cura, as DII precisam de tratamento e acompanhamento. “O tratamento tem como objetivos principais a melhora dos sintomas e da inflamação intestinal, devolvendo a qualidade de vida aos pacientes. O Hospital César Cals tem ambulatório dedicado à assistência de pacientes portadores de DII”.

O atendimento desses casos inicia na Atenção Básica de Saúde e, se for necessário, são encaminhados para a Atenção Terciária.