Caravana da Solidariedade do Hemoce facilita o deslocamento de doadores 

17 de maio de 2021 - 09:56 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto:
Emmanuel Denizard
Arte gráfica: Francielma Bernardino
Fotos: Arquivo pessoal


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebe regularmente grupos de amigos e de instituições para doações de sangue coletivas. Nesses casos, o hemocentro conta com o programa Caravana da Solidariedade, que oferece o serviço de buscar e deixar os voluntários. Só neste ano, mais de 40 grupos com 512 candidatos à doação de sangue já compareceram às unidades do Hemoce. 

O programa tem como objetivo incentivar o hábito de doar sangue entre grupos de voluntários, como de empresas, igrejas, ONGs e universidades, por exemplo. O Hemoce disponibiliza uma Van para o serviço. 


Para participar da caravana, é necessário ter uma quantidade mínima de dez voluntários

Por causa da pandemia da Covid-19, a viagem segue os protocolos de higienização e distanciamento social nos assentos do veículo. Durante o percurso de ida ao Hemoce, os candidatos recebem informações sobre doação de sangue e, na volta, os agradecimentos e informações de quando poderá doar novamente. Para participar, é necessário ter uma quantidade mínima de dez voluntários e agendar o horário do seu grupo entrando em contato com o setor de Captação de Doadores dos hemocentros. 

A doação de sangue pode ser incentivada de várias maneiras, seja fazendo a doação ou mobilizando outras pessoas para realizar o gesto de solidariedade. Consciente do ato de cidadania, o jornalista Paulo Sérgio Damasceno já doou sete vezes no Hemoce e promove regularmente caravanas com sua comunidade e seguidores do seu blog. “Já realizei sete caravanas. O que mais me motiva a continuar é saber que estou ajudando a salvar vidas e mobilizando outras pessoas a salvar também. A ideia de participar e montar a caravana surgiu há três anos, vendo as campanhas desenvolvidas pelo Hemoce e, desde lá, mobilizo os voluntários pelo blog. Em média, são 15 pessoas que vêm a cada caravana”, destaca Paulo. 


Paulo Sérgio Damasceno já mobilizou sete caravanas em um período de três anos

Neste ano, mais de 394 doações de sangue já foram recebidas pela caravana da solidariedade na sede do Hemoce em Fortaleza e nas unidades regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte 

“Além de promover a doação de sangue voluntária e altruísta, a Caravana da Solidariedade ajuda na fidelização e na manutenção do nosso estoque dentro da margem de segurança transfusional. Os grupos que organizam as caravanas mantêm a visita ao Hemoce pelo menos duas vezes por ano”, pontua Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce. 

A coordenadora aproveita ainda para fazer um convite. “Queremos convidar a população cearense para viver essa experiência junto com a gente. Chama os familiares, amigos mais próximos e vem realizar esse gesto de solidariedade, esperamos por você!”.

Doe Sangue

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Para a doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemoce. 

Monte sua turma e agende seu dia:

Hemoce Fortaleza

Telefone: (85) 3101-2300/ (85) 99681-7597 (WhatsApp)

E-mail: captação@hemoce.ce.gov.br

Hemoce Sobral

Telefone: (88) 3677-1512 (WhatsApp)

E-mail: captacao.hemoce.sobral@gmail.com

Hemoce Iguatu

Telefone: (88) 3581-9408 (WhatsApp)

E-mail: captacao.iguatu@gmail.com

Hemoce Quixadá

Telefone: (88) 98184-1564 (WhatsApp)

E-mail: captacao.quixada@hemoce.ce.gov.br

Hemoce Crato

Telefone: (88) 3102-1260 (WhatsApp)

E-mail: captacao.crato@hemoce.ce.gov.br  

Hemoce Juazeiro do Norte

Telefone: (88) 3102.1170 (WhatsApp)

E-mail: captacao.juazeiro@hemoce.ce.gov.br