Profissionais da Enfermagem relatam desafios e realizações do trabalho na pandemia

13 de maio de 2021 - 15:52 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Manuela Barroso
Fotos: Manuela Barroso e Arquivo/Samu 192

Profissionais da Enfermagem integram equipes multiprofissionais do Samu 192 que prestam socorro 24 horas em todas as regiões do Ceará

Essencial na garantia de atendimento, recuperação e salvamento de vidas, o profissional de Enfermagem atua em clínicas, hospitais e instituições de saúde. São enfermeiros, técnicos e auxiliares que têm trabalhado incansavelmente na linha de frente de combate à pandemia da Covid-19, seja na assistência ao paciente ou na administração dos cuidados e da rotina das unidades hospitalares.

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), esses trabalhadores compõem as equipes multiprofissionais que prestam socorro 24 horas em todas as regiões do Ceará, integrando as redes de atenção em saúde de todo o Estado.

E nesse dia a dia de luta pela vida, a técnica de enfermagem Rosângela Tavares sente na pele a responsabilidade e o dever do salvamento em situações onde o tempo é o maior inimigo. Ela atua na Unidade de Suporte Intermediário (USI) de Caucaia, no atendimento pré-hospitalar a pacientes com agravos de naturezas diversas, inclusive vítimas de infecção pelo coronavírus. “Este ano de pandemia tem sido muito difícil. Temos vivido situações novas e desafiadoras, como o gerenciamento de conflitos em que precisamos nos proteger e, ao mesmo tempo, garantir a melhor assistência ao paciente”, comenta.

Também operadora de frota na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a profissional abraçou a responsabilidade do atendimento humanizado em meio a tantos desafios que o dia a dia implica. “Um dos episódios que mais me marcaram nos últimos meses foi uma paciente com quadro de Covid-19 sendo transferida entre unidades hospitalares. Com muito medo, ela perguntou várias vezes se a família dela sabia para onde ela estava indo, relatou que era muito querida no seu bairro e pediu que eu segurasse sua mão até chegar ao hospital”, relata.

Apesar das perdas, do medo e das frustrações que a pandemia e a própria Enfermagem acabam obrigando Rosângela a enfrentar, ela afirma que também existe um lado positivo e recompensador. “As realizações da profissão são o reconhecimento e saber que o paciente que você transportou saiu bem na alta hospitalar, pois esse desfecho tem muito a ver com o primeiro atendimento”, afirma.

Enfermagem como protagonista

A coordenadora geral de Enfermagem do Samu 192 Ceará, Rillma Marques, é enfermeira e comanda uma equipe de quase 900 profissionais. “Eu entendo a enfermagem como uma grande norteadora de um processo de cuidado consistente e organizado. Eu vejo a enfermagem como a protagonista do SUS, para assumir um papel cada vez mais decisivo e bastante proativo no que se refere à identificação da necessidade de cuidados da população”, pontua.

Rillma Marques coordena equipe de quase 900 profissionais

Rillma relata que, em meio à pandemia, novas tarefas surgem a todo momento, o que acaba gerando maiores responsabilidades. “Eu encaro essa experiência profissional como uma nova lição que eu vou carregar ao longo da minha vida”, acrescenta a enfermeira, que ressalta também a constante preocupação com a vida dos colegas e da população.

“Outro grande desafio é que a gente tem que ser forte e firme mesmo em um momento como esse, em que estamos todos tão fragilizados. E nós, como gestores, muitas vezes não temos o direito de fraquejar, e isso é o mais difícil”, destaca.

A coordenadora se diz realizada em fazer parte do Samu e ter uma equipe competente, técnica e humana. “Todos têm o mesmo objetivo de amenizar a dor e o sofrimento do outro, e eu fico muito feliz ao ver a felicidade dos nossos profissionais da Enfermagem de possibilitar isso”.