Sesa e Uber: Maracanaú e Juazeiro do Norte aderem à iniciativa para facilitar deslocamento da população a salas de vacinação

7 de maio de 2021 - 14:08 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Fabio dos Santos


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a empresa de viagens por aplicativo Uber ampliam as localidades com acesso às viagens gratuitas das pessoas que realizaram o Cadastro Estadual de Vacinação na plataforma Saúde Digital e estão inseridas nos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19. Além de Caucaia, Crato e Maranguape, que já haviam aderido à ação, participam também Juazeiro do Norte e Maracanaú. Outras cidades com mais de 100 mil habitantes podem procurar a Sesa para requisitar o serviço.

O Ceará foi o primeiro estado do País a adotar a proposta, que partiu do movimento Unidos pela Vacina com objetivo de facilitar o acesso da população à imunização contra a doença, dando celeridade à campanha de vacinação no Estado.

Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, comemora a adesão dos municípios. “Essa iniciativa melhora o acesso das pessoas às salas de vacinação, principalmente daquelas com dificuldade de mobilidade, e ainda permite reduzir as aglomerações em transportes públicos. É muito importante nesse momento em que as medidas de distanciamento social são essenciais para reduzir a transmissão da Covid-19”.

Como funciona

O cidadão tem direito a dois trajetos gratuitos. “A pessoa que utilizará o cupom promocional, que garante a gratuidade, solicita a corrida da sua residência para o local de vacinação, vacina-se e retorna para o local de origem”, explica Bruno Fontenelle, assessor especial da Secretaria de Vigilância e Regulação da Sesa. O cupom será liberado somente para os postos cadastrados no sistema do aplicativo de viagens.

A Secretaria e os municípios que aderiram à iniciativa traçaram para a empresa de viagens uma estimativa das distâncias dos bairros até as salas de vacinação. “A Uber fez o cálculo com base nas informações que demos para garantir que todas as viagens com essa finalidade sejam gratuitas”, complementa Bruno. As salas de vacinação registradas para as viagens não contemplam shoppings ou drive-thrus.

Segurança

A Sesa reforça que em todas as viagens é obrigatório o uso correto de máscaras. O usuário deverá ocupar o banco traseiro do veículo e as janelas devem estar abertas para garantir a circulação de ar.

Como ativar o serviço no aplicativo

1. Abra o aplicativo e selecione o menu (três linhas verticais no canto superior esquerdo)
2. Entre no item “Wallet” e role até a tela até o fim;
3. Em “Promoções”, selecione a opção “Adicionar código promocional” (Não vai funcionar como “voucher”);
4. Digite o código fornecido;
5. Para os municípios de Maranguape, Maracanaú e Caucaia, o código é VACINACE1. Para os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, o código é o VACINACE2 (não há distinção de maiúsculas e minúsculas).