Ceará recebe novo lote de vacinas contra Covid-19 neste sábado (1º)

1 de maio de 2021 - 19:10 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto:
Daniel Herculano
Fotos: Tatiana Fortes

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 para o Ceará chegou no sábado (1º), em avião que pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins no fim da tarde. A nova remessa contém 11.600 doses da CoronaVac/Sinovac. O Ceará soma, com o lote, 2.441.900 doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). No último dia 28 de abril, o Estado atingiu a marca de 2 milhões de doses aplicadas.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite da última sexta-feira (30), o governador Camilo Santana informou que houve um atraso no envio da CoronaVac por causa do não recebimento de insumos da China, mas que deverá ser normalizado neste mês de maio. “Eu e o Dr. Cabeto conversamos com o ministro da Saúde e colocamos a importância que temos de ampliar o recebimento de vacinas. Nós não vamos descansar enquanto todos os cearenses não forem vacinados, por isso o Estado tem feito contato com outros laboratórios, inclusive na China, para que a gente possa acelerar esse processo de vacinação”, destaca Camilo.

Ação federal

O Governo do Ceará, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública do Ceará (DPCE), e Defensoria Pública da União (DPU), ingressou, na manhã de sábado (1º), com ação na Justiça Federal para garantir a vacinação da segunda dose de CoronaVac no Estado do Ceará, solicitando o envio imediato de mais 58 mil doses do imunizante. A união das instituições do sistema de Justiça e Governo do Ceará solicita o envio imediato do imunizante por parte do Governo Federal, para que seja concluído o ciclo de aplicação de segundas doses na fase 1 do grupo prioritário (idosos) no Ceará.

3ª fase de vacinação em breve

A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 convocará pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e com deficiência permanente grave. Para a imunização deste grupo, portanto, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que será exigido atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico. As medidas foram decididas durante a 40ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Ceará.

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou seu médico. A lista dos pacientes acompanhados nos ambulatórios do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) foi encaminhada para as Superintendências Regionais de Saúde para facilitar a validação com os municípios.