Gestante internada no HRSC ganha ensaio fotográfico um dia antes do nascimento do filho

23 de abril de 2021 - 16:10 # # # #

Texto: Teresa Fernandes
Fotos: HRSC/Divulgação

Equipe do Hospital Regional do Sertão Central realizou sessão de fotos de Daislane Silva, de 18 anos, no jardim da unidade. A gestante retirou a máscara de proteção somente para os cliques

Grávida de seu primeiro filho, Daislane de Lima Silva, de 18 anos, tinha o sonho de ser fotografada ao fim da gestação. A jovem, moradora de Limoeiro do Norte, a 156 km de Quixeramobim, já havia programado o ensaio fotográfico, mas teve de ser internada antecipadamente no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), devido ao trabalho de parto prematuro. O sonho, contudo, foi realizado. As fotos que Daislane tanto aguardava foram tiradas dentro do ambiente hospitalar. “Ficou muito lindo. Eu só tenho a agradecer. O que fizeram por mim foi um gesto muito bonito. Fiquei muito feliz e comovida”, relata.

A mamãe de primeira viagem deu entrada na unidade com 35 semanas de gravidez. O ensaio fotográfico estava marcado para três semanas depois. “Eu tinha deixado para fazer minhas fotos no fim do mês porque iria estar com a barriga maior e mais semanas gestacionais, mas, por estar internada, não poderia”, diz.

Ela lembra que contou para uma enfermeira do setor sobre seu desejo. Foi quando toda a equipe do hospital se mobilizou para torná-lo real. “Elas se comoveram com a minha história e me ajudaram com meu ensaio fotográfico”.

A equipe do serviço de obstetrícia da unidade acionou o Núcleo de Experiência do Paciente (NEXP) e todos se empolgaram para que a paciente pudesse vivenciar esse momento único e especial. A sessão foi realizada nas próprias dependências do HRSC, em espaços escolhidos pela gestante, no horário do pôr do sol. “Toda a equipe se sensibilizou e foi muito emocionante”, afirma a coordenadora de enfermagem do eixo obstétrico, Cris Angela.

Com as imagens feitas, o bebê de Daislane parece ter aguardado somente os últimos cliques. Samuel Vinícius nasceu um dia depois do ensaio, em 1º de abril.

Humanização

As ações de humanização são frequentes no setor. Entre elas, os pais podem receber suporte da equipe da unidade para dar banho no recém-nascido. Campanhas entre os próprios colaboradores para arrecadação de fraldas e roupas de bebê para as mães que necessitam desse apoio também são realizadas pelos profissionais.