Sesa convida secretarias municipais a implementar Farmácias Vivas

Texto:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Iza Machado

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) abre chamamento público para implantar ou implementar Farmácias Vivas e arranjos produtivos locais de plantas medicinais e fitoterápicos – modelos inseridos aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2009. O edital Nº 03/2021 é direcionado às secretarias municipais.

As Farmácias Vivas podem oferecer à população plantas medicinais certificadas para o tratamento de doenças de menor gravidade, resgatam os saberes populares, auxiliam na promoção da saúde nos municípios, preservam a biodiversidade e orientam para o uso de remédios caseiros.

“Com as Farmácias Vivas, os municípios conseguem reduzir os custos com as compras de medicamentos. É também uma forma de aproximar os profissionais da população, já que, para o uso dos produtos, são necessárias orientações”, afirma Andrea Ramalho, farmacêutica da Sesa.

Serviço

As propostas devem ser endereçadas à Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica (Copaf), localizada na Avenida Washington Soares – 7605, em Messejana.

Para mais informações, os municípios cearenses podem entrar em contato pelo telefone (85) 3101-4364 ou pelo e-mail fito.copaf@gmail.com .