Ceará seguirá em isolamento social rígido por mais uma semana

20 de março de 2021 - 08:35 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Repórter:
Daniel Herculano
Fotos: Carlos Gibaja e Tatiana Fortes

Por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou que o Comitê que delibera sobre os decretos estaduais no Ceará decidiu pela renovação do decreto atual por mais uma semana, com a continuidade do isolamento social rígido em todo o Estado, com a abertura apenas dos serviços essenciais até o próximo dia 28 de março. Ao seu lado estava o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“A decisão do Comitê hoje, desses números que ainda são muito graves, pela realidade grave que estamos vivendo, é que nós vamos prorrogar o nosso decreto por mais uma semana, com validade até o próximo dia 28 de março, mantendo todas as medidas atuais como temos feito ao longo das últimas duas semanas. Medidas que visam única e exclusivamente a proteger vocês, cearenses, e garantir que a gente consiga ampliar ainda mais esses leitos de UTI em todo o Ceará, que hoje não têm sido suficientes, mesmo com esse crescimento de oferta”, ressaltou Camilo.

Recorde de leitos

Em todo o Estado, o Governo do Ceará tem aberto diariamente leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19, e hoje já ultrapassou em mais de mil o número que tinha no pico da pandemia em 2020. Atualmente, o Ceará conta com um total de 4.182 leitos exclusivos para Covid, sendo 3.023 de enfermaria e mais 1.159 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. No vídeo, Camilo disse que o Hospital Regional Norte (HRN) vai ganhar novos leitos com o sua unidade de campanha, anexa à sua estrutura. “Todos temos dado nossa parcela de sacrifício nesse momento tão difícil, mas o Estado do Ceará tem procurado suprir e atender nossas cinco macrorregiões. Ninguém vai poupar qualquer esforço para atender a todos os cearenses”, apontou Dr. Cabeto.

Vacinação e compra da Sputinik V

Camilo relembrou que, nesta semana, o Estado recebeu o nono lote de imunizantes, e de pronto já distribuiu para os municípios cearenses. “Há uma perspectiva de receber um novo lote de vacinas logo, mas que ainda tem sido muito pequena a quantidade de volume diante da necessidade de vacinação no Ceará, e também do Brasil. Inclusive para ver com transparência todos os números da Campanha Nacional de Imunização no Ceará, basta conferir todos os dados no Vacinômetro, no site da secretaria de Saúde, com um dado muito animador, pois já sentimos o efeito da vacinação dos idosos aqui no Ceará”, explicou Camilo.

O governador aproveitou para falar que o Ceará fechou acordo de compra direta com o Fundo Soberano Russo para adquirir a vacina Sputinik V, que tem uma eficácia comprovada de 91,4%. “Com essa compra já assinada, o Ceará vai apoiar e dar velocidade ao Plano Nacional de Imunização e, assim, acelerar essa vacinação no nosso Estado”, disse.

Fiquem em casa

O governador encerrou a transmissão prestando um reconhecimento aos profissionais de saúde do Estado, que estão trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender a todos, e fazendo um apelo aos cearenses para que a população mantenha os cuidados e as medidas sanitárias. “Temos dialogado com todos os segmentos econômicos e produtivos, e estamos promovendo ações sociais para apoiar as famílias cearenses mais vulneráveis. Mas, até a vacina chegar, e a gente conseguir imunizar as pessoas, e também para que as pessoas consigam ser atendidas numa unidade de saúde em casos mais graves, a única forma de prevenção segura da Covid-19 e garantir a vida das pessoas é usar a máscara e ficar em casa. Nesse momento desafiador, é importante a compreensão de todos para que possamos cumprir o isolamento social rígido conter a transmissão do vírus”.