Estado anuncia mais 104 leitos no HGF e amplia capacidade de atendimento para população

16 de março de 2021 - 12:52 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil e do HGF
Repórteres:
Daniel Herculano e Felipe Martins
Fotos: Carlos Gibaja

35 unidades já foram entregues e devem começar a receber pacientes ainda nesta terça (16)

O governador Camilo Santana e o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), inspecionaram, na manhã desta terça-feira (16), a montagem das unidades de campanha do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), maior hospital da rede estadual de saúde, localizado em Fortaleza. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador anunciou a construção de três tendas anexas ao HGF, com capacidade para 104 leitos clínicos. Um total de 35 unidades já foram entregues nesta manhã e devem começar a receber pacientes ainda nesta terça. Mais duas alas devem ser inauguradas até a próxima segunda-feira (22) com mais 69 vagas.

Os novos leitos estão sendo disponibilizados para atender pacientes com enfermidades não-Covid e, com isso, abrir esse mesmo espaço dentro do hospital para receber pacientes com a doença causada pelo coronavírus. “Nós já tínhamos, ano passado, aberto 39 leitos Covid-19, e aqui estamos abrindo 104 leitos clínicos para auxiliar no suporte do HGF no atendimento nesse momento de pandemia”, afirmou Camilo.

Na oportunidade, o governador e o secretário agradeceram aos profissionais de saúde que atuam no HGF e mencionaram a transformação na gestão do hospital, que resultou na extinção das filas e na melhora do fluxo de atendimento na unidade. “Antes da pandemia, esse hospital já vinha muito bem estruturado, isso faz com que a capacidade de atendimento durante a crise também esteja melhor. Minha homenagem e meu agradecimento especial à equipe que coordena, que faz um esforço sobre-humano para que isso aconteça, e aos profissionais do hospital”, agradeceu o titular da Saúde. .

“Vamos utilizar esse espaço para pacientes que estão na unidade por outras comorbidades. A ideia é ampliar os leitos Covid-19 internamente, pois a estrutura é mais eficiente na distribuição dos gases necessários”, disse o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo. “Praticamente, todas as equipes estão trabalhando já no seu limite, já vêm no seu limite há pelo menos um ano. A gente pede encarecidamente à população que, realmente, guardem o seu isolamento social, usem máscara, usem álcool gel, porque a situação ela inspira muito cuidado. Nós estamos passando por uma situação muito grave, uma crise sanitária”, complementou Araújo.

Hoje, o HGF dispõe de 149 leitos de enfermaria e 46 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com a doença.

Hoje, o HGF dispõe de 149 leitos de enfermaria e 46 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com Covid-19. FOTO: Felipe Martins/Ascom HGF

União para enfrentar a pandemia

Na live, Camilo Santana destacou o apoio que tem recebido de setores da sociedade para viabilizar a entrega dos leitos e outras medidas importantes no enfrentamento à Covid-19 no Ceará. “Agradecer às pessoas que têm sido parceiras nesse momento em que toda a sociedade cearense tem se unido com o objetivo de ajudar a salvar vidas.”

Papel de todos

O governador lembrou que, apesar do esforço coletivo para entregar novos leitos, existe um limite na ampliação. Já são mais de 3.600 unidades exclusivas em toda a rede estadual. “Mas tem um limite, até porque tem um limite por questão de equipes médicas, de profissionais, que muitas vezes estão exaustos, se dedicando 24 horas a essa pandemia. Por isso, a importância das medidas preventivas, do uso da máscara, evitar aglomerações e o isolamento social”.

O chefe do Executivo Estadual garantiu que continuará trabalhando exaustivamente para comprar mais vacinas, ampliar o atendimento na rede estadual de saúde e anunciar medidas para acolher e apoiar as famílias cearenses. “O Ceará tem feito um esforço enorme para ampliar o que for possível. O que nós ampliarmos para garantir o atendimento digno da população cearense, nós vamos fazer. Estamos todo dia aqui mostrando; às vezes não dá nem tempo de mostrar, porque a prioridade é abrir e atender o paciente, como ontem abriram no Hospital Leonardo (Hospital Estadual Leonardo da Vinci), como abriram lá em Tianguá. Tenho feito questão, eu e o secretário, de vir às unidades, agradecer o trabalho dos profissionais de saúde, que têm sido, repito, verdadeiros heróis nesse momento de pandemia. Todos nós cearenses temos que nos render e homenagear esses profissionais de saúde, mostrar a importância do SUS, do Sistema Único de Saúde, que atende mais de 80% da população cearense”, destacou.

No fim da transmissão, o governador confirmou que um novo lote com 182 mil doses de vacinas chegará ao Ceará nesta semana.