Hora do soninho favorece o desenvolvimento e a recuperação de bebês na UTI neonatal do HGCC

10 de março de 2021 - 08:37 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Unidade de referência em cuidados neonatais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o HGCC usa o tempo como forma de integralização e humanização do serviço

A calmaria, o silêncio e a penumbra tomam conta das unidades neonatais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) sempre entre 12h e 14h. É que o intervalo de tempo é destinado para a hora do soninho dos bebês internados, permitindo um momento de mais tranquilidade para os pequenos. Unidade de referência em cuidados neonatais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o HGCC usa as horas como forma de integralização e humanização do serviço, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

“Essa é a hora em que o bebê não é manuseado. Ele não passa por nenhum procedimento. É uma hora em que nada é feito. Tudo para deixá-lo mais tranquilo e [para ele] dormir tranquilamente”, explica a enfermeira neonatal Deyse Carneiro. Ela afirma que esse momento favorece e influencia positivamente no crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos.

Na penumbra, os bebês ficam das 12h às 14h em ambiente tranquilo e sem ruído

Para que tudo fique de acordo e ideal para beneficiar o descanso, os profissionais do Centro de Neonatologia criam um ambiente propício. As luzes são apagadas, há um controle de ruídos externos e internos, bem como da temperatura. Considerado leve, o sono dos bebês é favorecido com essas medidas. “Esse é mais um dos fatores que vão contribuir para a alta do bebê”, reforça Deyse.

Sarah Marques Domingues, psicóloga que acompanha os bebês e seus pais durante o internamento, descreve como estressante o ambiente neonatal. Fatores como luz intensa, ruídos dos equipamentos, procedimentos realizados pelas equipes assistenciais e, ainda, o pouco contato com os familiares, especialmente nesse período de pandemia de Covid-19, podem deixar os recém-nascidos mais cansados.

Fatores como luz intensa e ruídos dos equipamentos podem deixar os bebês mais estressados

A psicóloga destaca que proporcionar a hora do soninho é essencial, inclusive, para o desenvolvimento neuropsicomotor. “Estimular o descanso e o sono do bebê gera bem-estar. Essa intervenção ajuda também no ganho de peso”, diz. Com os atendimentos virtuais, os pais são informados que o horário reservado ao soninho é o momento exclusivo de repouso dos filhos.