‘Live’ para profissionais de saúde discute manejo clínico da Covid-19

26 de fevereiro de 2021 - 08:36 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Repórter:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes

Profissionais de saúde que atuam na linha de frente neste período de pandemia terão espaço para esclarecer dúvidas e receber uma série de orientações acerca do tratamento da Covid-19. A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza live para discutir o protocolo de manejo clínico em pacientes com a doença. O documento foi elaborado por uma equipe de profissionais e especialistas de referência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A transmissão ocorrerá na próxima segunda, 1º de março, a partir das 19h30, no canal oficial da ESP/CE no YouTube.

Participam o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara; o consultor em infectologia da Escola, Keny Colares; e o pneumologista da ESP/CE, Fabrício Martins. Entre as principais discussões estão o manejo clínico no âmbito ambulatorial e de enfermaria, além de temas que contemplam casos em que há necessidade de oxigenoterapia, ventilação não invasiva e o uso do capacete de respiração assistida Elmo.

Protocolo de manejo clínico

O protocolo de manejo clínico em pacientes com a Covid-19 traz informações sobre os procedimentos para cada estágio de atendimento dos casos, desde a transmissão, as manifestações clínicas, os tipos de testes e diagnósticos. Também estão presentes conteúdos sobre a abordagem clínica, o tratamento com terapia antiviral, antimicrobiana, imunomoduladora, anticoagulante e oxigenoterapia, assim como prevenção e controle da infecção.

As orientações foram aprofundadas nos casos da atenção primária e secundária de saúde. “Estes casos são o de maior fluxo de pacientes, justamente onde é preciso disponibilizar mais orientações aos profissionais de saúde”, ressalta Keny Colares.

A atualização do documento — disponível no hotsite coronavirus.ceara.gov.br e no aplicativo iSUS — foi feita após extenso levantamento de bibliografia, levando as considerações mais recentes da pandemia estabelecidas pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial de Saúde, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e Department of Health and Human Services (HHS), órgão americano equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil.

Serviço

Atualização do protocolo de manejo clínico em pacientes com Covid-19
Quando: segunda-feira, 1º de março
Horário: 19h30
Convidados: superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara; consultor em infectologia da ESP/CE, Keny Colares; pneumologista da ESP/CE, Fabrício Martins
Acesse em: canal da ESP/CE no YouTube