Ambulatório inicia assistência nutricional de pacientes; sobe para 11 número de especialidades

17 de fevereiro de 2021 - 08:55 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter:
Emmanuel Denizard
Arte gráfica: Roberto Pacheco

O ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), passou a oferecer atendimento nutricional a pacientes que realizam tratamento na unidade, em Fortaleza — devido à pandemia de Covid-19, a assistência será por teleconsulta, por agendamento. Com o novo serviço, a equipe multidisciplinar foi ampliada. Agora são 11 especialidades de saúde oferecidas.

Durante o período pandêmico, o Hemoce percebeu a necessidade de adicionar um profissional de nutrição para melhorar o atendimento clínico. “Com a pandemia, os pacientes passaram a ficar mais em casa e ociosos, ocasionando um ganho de peso. Eles já possuem uma deficiência no fator de coagulação, que causa sangramentos espontâneos, principalmente articulares, comprometendo mais frequentemente joelho, cotovelo e tornozelo”, justifica Tatyane Oliveira, coordenadora de enfermagem do ambulatório de coagulopatias do Hemoce. “Quando os pacientes aumentam de peso, acabam forçando mais as articulações. Então, essa necessidade surgiu e conseguimos ter esse profissional para fazer esse acompanhamento de forma integral”.

Kaique Ruan, de 26 anos, é um dos pacientes que iniciou a assistência nutricional. “Eu acho muito importante a oferta desse atendimento aqui no Hemoce, porque quem é hemofílico precisa ter um cuidado especial com a alimentação. Nesse período de acompanhamento, já perdi 2 kg e passei a controlar as minhas refeições seguindo a dieta passada pela nutricionista, com cardápio, horário das refeições e de ingestão de água. Outro resultado obtido foi o aumento da minha disposição”, afirma o jovem. Ruan, que há quatro anos é atendido no ambulatório do Hemoce, já realizou três consultas.

Sayure Cunha, nutricionista do equipamento, conta como é realizado o acompanhamento. “A dieta do Kaique, assim como a de outros pacientes, são desenvolvidas com base no que eles têm disponível ao seu alcance, hábitos, gostos e preferências alimentares. A partir daí, realizo o cálculo de quantas calorias precisam consumir durante o dia. Alguns pacientes não conseguem realizar atividade física convencional, por isso a necessidade desse acompanhamento e uma dieta balanceada”, explica a profissional. Desde dezembro de 2020, quando o serviço passou a ser oferecido, mais de 20 pacientes já receberam atendimento nutricional.

O Ministério da Saúde recomenda que os hemocentros ofereçam a pacientes um atendimento integral, contando com uma equipe mínima formada por médico, enfermeiro, assistente social, odontólogo e psicólogo. O ambulatório de hematologia do Hemoce oferece uma equipe multidisciplinar com 11 categorias profissionais, indo além do que o Ministério preconiza. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, dentista, terapeuta ocupacional, ultrassonografista, ortopedista, nutricionista e psicólogo atendem os pacientes da unidade em Fortaleza. “O Hemocentro da capital cearense é um dos poucos do País a contar com uma equipe multidisciplinar completa para o atendimento de pessoas com doenças hematológicas”, ressalta Tatyane Oliveira.

Atendimento descentralizado

O Hemoce é referência nacional no atendimento de pessoas com coagulopatias e hemoglobinopatias. Em todo o Estado são acompanhadas mais de 1.500 pessoas. No Interior, a assistência acontece por meio dos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu e Crato.

Serviço

O atendimento nutricional é oferecido aos pacientes que já fazem acompanhamento no ambulatório do Hemoce. Os interessados precisam realizar um agendamento prévio pelo telefone (85) 3101-2310. A nutricionista atende duas vezes por semana.