Paciente recuperado de Covid-19 recebe alta após 64 dias internado no Hospital São José

16 de fevereiro de 2021 - 16:50

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos:
Diego Sombra

José Humberto Rabelo ao lado da filha Lorena no dia em que recebeu alta do HSJ

“O meu amor voltou, o meu amor voltou”. Estas foram as primeiras palavras ditas pela empresária Erineide Sales, de 63 anos, ao ver o marido, José Humberto Rabelo, saindo do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O casal, que nunca havia se separado em mais de quarenta anos de casamento, permaneceu 64 dias praticamente sem contato por causa da Covid-19. O reencontro aconteceu nesta terça-feira (16), quando José, já recuperado da doença, pôde voltar para casa ao lado da família.

“É um milagre. Ele está saindo daqui sem nenhuma ferida. Eu e toda a minha família estamos muito felizes”, comemora Erineide. José deu entrada no HSJ no dia 14 de dezembro. Devido ao estado de saúde grave, o empresário natural de Morada Nova foi submetido à intubação, procedimento necessário para tentar reverter um quadro de insuficiência respiratória em pacientes que não conseguem respirar espontaneamente.

“Ele era um paciente muito grave e a gente não sabia se ele conseguiria se recuperar. Foi uma surpresa positiva para todos nós acompanhar a evolução dele diariamente”, ressalta Millena Anfrisio, enfermeira e coordenadora da Unidade F, onde José passou cerca de um mês internado e recebeu assistência de uma equipe multiprofissional.

Faixa de agradecimento preparada pela família na fachada do Hospital São José, em Fortaleza

Para celebrar a alta do paciente de 65 anos, amigos, familiares e colegas de trabalho fizeram questão de comparecer à recepção do Hospital São José. Faixas cuidadosamente preparadas evidenciaram a luta de Rabelo contra a Covid-19. Uma delas, colocada na fachada da unidade, destacou um agradecimento pelo atendimento que ele recebeu no HSJ durante os mais de dois meses de internação. “Os profissionais aqui são heróis. Eu vi eles realmente com uma dedicação e com um amor pelo que faziam. Foram sempre muito atenciosos”, relata a filha Lorena Rabelo, de 26 anos.