HGCC amplia em 20 horas por mês funcionamento de cartório para registro de certidão de nascimento

4 de fevereiro de 2021 - 14:38 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto e foto:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Brauliana Barbosa

Certidão de nascimento é documento necessário para licenças maternidade e paternidade, recebimento do auxilio natalidade aos beneficiários do Bolsa Família e matrícula no sistema educacional, por exemplo

A Unidade Interligada de Registro Civil do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), vinculado à Secretária da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), passa a funcionar das 8h às 11 horas, de segunda a sexta-feira. O atendimento foi estendido por mais uma hora em cada dia da semana — são mais cinco horas de serviço semanalmente e 20 horas a mais por mês.

A ampliação do horário permite aos pais mais tempo para realizar o registro de nascimento dos bebês, contribuindo, também, para a recomendação de distanciamento social em meio à pandemia. “Com a ampliação do horário, evitamos a aglomeração dos pais no momento do registro e diminuímos os riscos de contaminação por Covid-19”, ressalta a coordenadora do Serviço Social, Andrea Ricoy. Ela afirma que, antes da entrada do pai ou mãe na unidade, é feita uma verificação da temperatura e checagem para confirmar ou não sintomas gripais.

Além de ser uma ação da política nacional para erradicação do sub-registro, o documento é essencial para a continuação do atendimento nas unidades de saúde após a alta hospitalar. “Esse serviço nas maternidades é essencial aos genitores. Ele permite que os recém-nascidos já saiam com a certidão de nascimento”, reforça Ricoy.

Para Francisco Jefferson Silva de Souza, pai de Eliza Barbosa da Silva, a mudança no horário favorece e melhora ainda mais o atendimento. “Melhorou cem por cento. Tem o trânsito, a gente tem pouco tempo. Agora, com esse horário, ficou bem melhor”, declara Souza após fazer o registro da filha um dia depois do nascimento da pequena.

Documento é essencial

Desde quando começou a oferecer o serviço de cartório, o HGCC já emitiu 22.840 certidões de nascimento. No primeiro mês de 2021, foram registrados 74 bebês antes da alta hospitalar.

De acordo com o Serviço Social, a certidão de nascimento é o documento necessário para as licenças maternidade e paternidade; inclusão no Cadastro Único; recebimento do auxilio natalidade aos beneficiários do Bolsa Família; acompanhamento sequencial nas Unidades de Saúde; e inscrição na Secretaria Municipal de Educação (SME) para matrícula em sistema educacional de creche.

Serviço

Unidade Interligada de Registro Civil
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h
Contato: Serviço Social – (85) 3101-5392
Endereço: Avenida Imperador, 545 – Centro – Fortaleza