Sesa reforça vacinação em Fortaleza com drive-thru no Iguatemi a partir desta terça-feira, 02/02

2 de fevereiro de 2021 - 13:16 # # # # #

Repórter:
Guto Castro Neto
Arte gráfica: Francisco Oliveira e Brauliana Barbosa

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), reforça a vacinação contra a Covid-19 na Capital disponibilizando estrutura drive-thru no Shopping Iguatemi a partir desta terça-feira, 2 de fevereiro. A Sesa vai vacinar idosos a partir de 75 anos, por ordem decrescente de idade, que já se cadastraram pela Prefeitura de Fortaleza. A ação será iniciada às 15h e segue até as 20h, como forma de acelerar o processo de imunização dos grupos prioritários. É necessário apresentar documento com foto e CPF para ser vacinado.

A vacinação no drive-thru do Iguatemi seguirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O Shopping reservou área de 21 mil metros quadrados para a ação, com quatro baias de vacinação e capacidade para imunizar mais de 330 pacientes por dia. O espaço tem entrada pela avenida Sebastião de Abreu (próximo à Leroy Merlin), com duas opções de saída e comporta até 400 veículos enfileirados.

Veja a lista de vacinação desta terça (2).

A iniciativa da Sesa visa a apoiar a Prefeitura de Fortaleza no alcance das metas vacinais, já que a Capital tem o maior número de pessoas nos grupos prioritários. A ação acontece em paralelo com as outras frentes de vacinação municipal. “Nosso objetivo é reforçar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, que tem sido grande parceira em toda essa luta contra a pandemia de Covid-19. Estamos disponibilizando equipes, insumos e estruturas para acelerar a vacinação, que é um momento relevante nesse enfrentamento à doença e muito esperado pela população cearense. Também agradecemos ao Shopping Iguatemi por ter apoiado e incentivado essa inciativa”, destaca o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Todos os dias a Sesa disponibilizará em seu site a lista dos cadastrados confirmados para receber a vacina no drive-thru do Iguatemi. A pessoa idosa que não comparecer ao dia e horário da vacinação terá a aplicação reagendada.

Com agendamento

Com o objetivo de evitar aglomerações, a Sesa e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressaltam que somente serão atendidos no drive-thru do Iguatemi aqueles idosos que receberam a confirmação do agendamento por e-mail e telefone fornecido no cadastro. Quem já realizou a inscrição na plataforma Vacine Já, da Prefeitura, não precisa fazer novamente.

O drive-thru do Iguatemi é um complemento às ações de vacinação em Fortaleza, que já contam com estruturas no Centro de Eventos do Ceará, nas unidades de saúde para os profissionais e rotas domiciliares para idosos. A Sesa tem objetivo de levar vacinação no modelo drive-thru para outros espaços da Capital, ainda a serem definidos.

Vacinômetro

O Governo do Ceará já recebeu 334.900 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac, produzida no Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e do tipo desenvolvido pela Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

As primeiras doses dos imunizantes já foram distribuídas pela Sesa aos 184 municípios cearenses por meio de rotas aéreas e terrestres para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). O andamento da vacinação em cada município e em todo o Estado pode ser acompanhado pelo Vacinômetro Covid-19 da Sesa, atualizado diariamente.