Vacinas da AstraZeneca devem ser aplicadas nos idosos a partir de 75 anos; veja prioridades

26 de janeiro de 2021 - 20:50 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Foto:
Diego Sombra/Ascom HSJ



Os municípios, responsáveis pela aplicação das vacinas, foram orientados a priorizar idosos acamados e, depois, seguir uma ordem decrescente de idade

A vacinação dos idosos a partir de 75 anos nos municípios cearenses será iniciada nesta quarta-feira (27). A orientação é de que as vacinas desenvolvidas pela Oxford/AstraZeneca, produzidas no Brasil pela FioCruz, sejam aplicadas prioritariamente nesse grupo. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já finalizou a distribuição de todos os lotes de imunizantes.

As doses ainda não são suficientes para imunizar toda a população cearense com 75 anos ou mais. Desta forma, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiram as estratégias de distribuição e de uso das doses nesse público específico.

Os municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas, foram orientados a priorizar os idosos acamados e, depois, seguir uma ordem decrescente de idade, conforme descrito abaixo:

Pactuação de prioridades:

1º Idosos a partir de 75 anos acamados;
2º Idosos a partir de 90 anos;
3º Idosos a partir de 85 anos;
4º Idosos a partir de 80 anos;
5º Idosos a partir de 75 anos.

Cada município deve elaborar e divulgar seu próprio esquema de vacinação, detalhando locais, agendamentos e horários das aplicações.

Veja mais detalhes no Plano de Operacionalização para Vacinação contra Covid-19