Profissionais da farmácia e o SUS: em nota, Sesa reforça prioridade de farmacêuticos no sistema

25 de janeiro de 2021 - 11:03 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Brauliana Machado
Foto: Tatiana Fortes

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga nota informativa sobre a importância da atuação do farmacêutico nos serviços de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento destaca o trabalho desenvolvido pelos profissionais em ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial – do acesso ao seu uso racional. No dia 20 de janeiro, a Sesa mostrou o trabalho da categoria na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19.

A nota é impulsionada pela Plataforma de Modernização da Saúde, que estabelece um novo momento organizacional de gestão, pactuação e integração da saúde. Nesse âmbito, a Assistência Farmacêutica é reconhecida como uma área prioritária e protagonista em diversos programas e projetos estaduais. Veja guia lançado pela Sesa.

O secretário executivo de Políticas de Saúde, Marcos Gadelha, conta que a Sesa tem apoiado a presença dos profissionais nas unidades de assistência farmacêutica do SUS. “A Secretaria da Saúde tem procurado apoiar e executar diversos projetos da Assistência Farmacêutica por reconhecer a importância dessa área para a efetivação das políticas estaduais de saúde”, afirma.

O farmacêutico, indica Gadelha, deve trabalhar de forma interdisciplinar com outros profissionais do SUS. “Principalmente através dos serviços de farmácia clínica, para aumentar a probabilidade de o tratamento ter efeitos benéficos”.

A coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica da Sesa, Fernanda França Cabral, acrescenta ainda que o profissional, incorporado ao sistema público de saúde, aprimora a gestão de recursos públicos. “Há evidências científicas e experiências de gestores que têm comprovado que o farmacêutico, inserido nas equipes do SUS, tem contribuído para a melhora na saúde da população e na otimização da utilização dos recursos públicos. O profissional humaniza o atendimento e interfere positivamente no acesso e no uso racional de medicamentos, por meio de ações técnico-gerenciais e assistenciais”.

Fórum

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF/CE) realiza, em parceria com a Sesa, entre os dias 26 a 28 de janeiro, o I Fórum Cearense de Assistência Farmacêutica. O evento será transmitido no YouTube do CRF, das 18h30 às 21h30.

O fórum trará temas atuais e inovadores sobre a assistência farmacêutica no Brasil e no Ceará. As inscrições podem ser por feitas por farmacêuticos e estudantes da área. Clique aqui para se inscrever.