Banco de leite do HGCC disponibiliza novo canal de comunicação

6 de janeiro de 2021 - 15:51 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, disponibiliza um novo canal de comunicação para quem deseja entrar em contato com o Banco de Leite Humano da unidade. As mulheres interessadas em fazer a doação podem, agora, receber todas as informações pelo Whatsapp, por meio do número (85) 88199912.

“Com o WhatsApp, percebemos mais facilidade na comunicação. Passamos a ir em busca da doadora com mais agilidade e rapidez. Pelas mensagens, é possível esclarecer dúvidas, transmitir orientações e agendar a ida à casa da doadora de leite”, explica Vanessa Demétrio, enfermeira do Banco de Leite do HGCC.

O novo canal de comunicação possibilita inúmeros benefícios, como a melhor organização das rotas de coleta de leite em domicílio e o fornecimento de informações sobre a doação. “Pelas mensagens, as doadoras são avisadas sobre dia e o horário. Elas têm como se organizar. O motorista da coleta também está nos grupos e consegue se comunicar com elas”, reforça Vanessa.


Equipe do HGCC gerencia doações pelo Whatsapp do Banco de Leite da unidade. 

A equipe do Banco de Leite do HGCC criou grupos específicos no Whatsapp para organizar os contatos das doadoras a partir do dia da coleta em domicílio e do bairro em que moram. As voluntárias também recebem um informativo com dicas e orientações sobre o processo de doação de leite. A cabeleira Cinthya Régia Pereira dos Santos, 22, deu à luz a filha Sayune Lilian no HGCC e aprovou a iniciativa.

Como a criança ainda está internada na unidade, a mãe realiza a ordenha em casa e envia o leite para o hospital. Todos os documentos necessários para a doação foram enviados pelo celular, o que trouxe conforto e comodidade para a família. “Eu gostei bastante, pois facilita a comunicação. Eles respondem com rapidez e nos orientam. Precisei enviar a documentação dos exames e foi bem mais simples”, detalhou.

Ampliação do serviço


Coleta em domicílio realizada pelo HGCC. 

O HGCC  ampliou o recebimento de doações de leite materno em domicílio. Além de abranger Fortaleza, o serviço passou a contemplar o município de Caucaia, na Região Metropolitana da capital cearense. Com a iniciativa, foi possível fortalecer os estoques de leite humano e estimular mais mulheres a doar.Aos longo do ano passado, foram doados 2.071 litros de leite. As doadoras podem entrar em contato pelo Whatsapp, ligar para o número 08002865678 ou ir ao hospital, que fica na Avenida Imperador, 545, Centro, em Fortaleza.