Em noite de Natal, hospitais da Rede Estadual têm corredor zerado nas emergências

25 de dezembro de 2020 - 19:12 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter: Felipe Martins

Após 10 meses de muitos desafios com a pandemia de Covid-19, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, tem um bom motivo para comemorar neste Natal. Desde a noite de ontem, 24, o hospital não registra pacientes nos corredores da Emergência.

O resultado é fruto do projeto Lean nas Emergências, parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês que visa otimizar fluxos no atendimento hospitalar de urgências e emergências de forma sustentável, integrada e resolutiva. O objetivo é melhorar, cada vez mais, o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um grande presente para toda a equipe do HGF e, principalmente, para os pacientes”, afirma o Diretor Médico da unidade, Francisco de Lucena. “Vale ressaltar que esse processo só foi possível com a ajuda e o engajamento de toda equipe de profissionais do HGF, que comprou a ideia do Projeto Lean nas Emergências e se engajou nas ações propostas”, completa.

Resultados positivos na rede estadual de saúde

Além do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), os pacientes do Hospital de Messejana (HM) também puderam passar a noite de Natal de forma mais tranquila nas enfermarias da unidade. Há mais de 30 dias, o HM não registra pacientes em leitos nos corredores.

“Agradeço a todos que fazem o dia a dia dos hospitais e das nossas unidades de saúde. Eles são a prova de uma sociedade que se doa, e sente-se feliz por isso. Tudo pelo simples fato de crerem no futuro, por acreditarem na atitude como forma de construir, e por empenharem-se em silêncio. Essas são provas de sensibilidade, dignidade e humildade!”, afirma o Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.