Lacen analisou mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 durante pandemia

14 de dezembro de 2020 - 17:11 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Fabio dos Santos

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) já analisou mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 ao longo da pandemia. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é capacitada para realizar, em média, dois mil exames de biologia molecular (RT-PCR) por dia. “O Lacen tem desenvolvido um papel importante e fundamental ao longo dos anos e se destaca nessa pandemia. Nós, que compomos o laboratório, estamos contribuindo para a melhoria da saúde da população do Ceará”, afirma Liana Perdigão, diretora do Lacen.

A população tem acesso ao exame para diagnóstico de Covid-19 no Centro de Testagem localizado na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e nos drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy. Os locais de testagem têm protocolos de atendimento diferentes.

No Centro de Testagem, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame. Basta portar documento com foto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. O Centro têm capacidade para realizar até 200 testes por dia.

Nos drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy os exames são voltados para aquelas pessoas que estão apresentando sintomas leves a moderados entre o terceiro e o sétimo dia. Os testes precisam ser agendados pelo Saúde Digital ou pelo Ceará APP. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas

O resultado dos exames saem em até cinco dias e podem ser acessado pelo site Saúde Digital. O exame de biologia molecular é feito a partir de secreções coletadas do nariz, por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.