Unidade móvel do Hemoce chega à Região do Cariri

8 de dezembro de 2020 - 11:23 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter: Natássya Cybelly
Arte gráfica: Roberto Pacheco

A unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, está na Região do Cariri a partir desta terça-feira (8). O serviço realizará coleta de sangue e cadastro de medula óssea nos próximos dois meses.  A ação faz parte do projeto Hemoce Perto de Você, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos pontos de doação de sangue.

O ônibus adaptado do Hemoce passará pelos municípios do Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. A chegada do serviço móvel à Região do Cariri é uma iniciativa inédita e vai contribuir para captar novos doadores. “Além de ser uma forma de fazer coletas itinerantes, vamos poder realizar os serviços de doação de sangue e cadastro de medula óssea em alguns lugares que estavam impossibilitados por conta da pandemia do coronavírus. As bolsas coletadas contribuirão para a manutenção do estoque no final de ano”, ressaltou Naiana Pinheiro, coordenadora de captação de doadores do Hemoce Crato.

Criada em um ônibus adaptado, a unidade móvel do Hemoce tem capacidade para atender aproximadamente 60 pessoas por dia. O espaço conta com duas cadeiras de coleta, sala de triagem e cantina. A equipe de profissionais, formada por recepcionista, médico, enfermeira, técnico de enfermagem e zelador, recebe os voluntários no serviço itinerante. O serviço ficará na região até final de janeiro. Os doadores podem conferir os locais onde a unidade móvel estará aqui.

Serviço itinerante no interior do Ceará

Desde o mês de setembro, a unidade móvel do Hemoce visita municípios do interior do Ceará. Os hemocentros regionais são responsáveis por administrar as coletas, preparar a equipe técnica e fazer o calendário dos locais visitados no mês. Entre os meses de setembro a novembro, a unidade móvel passou por Quixadá, Sobral, Iguatu, Jucás e Quixelô. Ao todo, foram coletadas 455 bolsas de sangue e realizados 35 cadastros de medula óssea.

Coleta externa

O Hemoce também conta com o serviço de coletas externas, no qual uma equipe do hemocentro se desloca a locais específicos para receber os doadores. O trabalho é feito em parceria com empresas, universidades, supermercados, escolas, entre outras instituições. É possível solicitar o suporte da equipe por e-mail ou telefone. Em Fortaleza, a solicitação pode ser feita pelos números (85) 3101-2300 ou pelo e-mail captacaohemoce@gmail.com. Já no interior, os interessados devem procurar o atendimento no hemocentro mais próximo.