HGCC amplia coleta de leite materno em domicílio

23 de novembro de 2020 - 11:52 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Elen Araújo Souza recebe motorista do HGCC para entrega de doações

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, ampliou o recebimento de doações de leite materno em domicílio. Além de abranger Fortaleza, o serviço passou a contemplar o município de Caucaia, na Região Metropolitana da capital cearense. Com a iniciativa, foi possível fortalecer os estoques de leite humano e estimular mais mulheres a doar.

“Vimos o quanto as mães e pais de Caucaia têm grande potencial de generosidade. Os pais são grandes incentivadores e participam bastante”, declara a coordenadora do banco de leite do HGCC, Rejane Santana. A esteticista Elen Araújo Souza Andrade (29) foi a primeira moradora de Caucaia a receber a visita do motorista do HGCC, que faz a coleta dos recipientes com leite materno semanalmente na casa dela. “Meu esposo ligou, falou com o banco de leite do HGCC e fomos incluídos na rota. Quando retiro o leite para doar, fico mais aliviada” conta.

Para ampliar o atendimento, o HGCC reestruturou a logística do serviço. “Hoje nós trabalhamos com rotas. Dividimos as regionais de Fortaleza por grupo para cada dia da semana. A sexta-feira ficou destinada para a cidade de Caucaia. O banco de leite sempre recebia ligação do município e agora a gente vai lá buscar a doação”, explica a enfermeira Vanessa Demétrio.

O banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals funciona 24 horas por dia, durante toda a semana. Por telefone, as mulheres podem tirar dúvidas sobre amamentação e como fazer para doar. Basta entrar em contato pelo número (85) 3101 5367. As doações são fundamentais para fortalecer a assistência aos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do HGCC.