Nota oficial sobre liberação dos resultados de exames RT-PCR

19 de novembro de 2020 - 09:16 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

Nos últimos 15 dias, os trabalhos de enfrentamento à Covid-19 no Estado têm encontrado alguns problemas no processamento das amostras dos exames de biologia molecular (RT-PCR) em função de dificuldades por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Esses exames são fundamentais nas estratégias de diagnóstico e monitoramento da evolução da doença no Ceará, servindo como principal subsídio para trabalhos como a testagem em massa, os inquéritos soroepidemiológicos, entre outros.

A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz, que processa parcela importante dos exames realizados no Ceará, vem passando por contratempos decorrentes da lentidão do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), equipamento também ligado ao MS. O GAL é responsável por informatizar e conectar os laboratórios que realizam análises de interesse à saúde pública. De acordo com o Governo Federal, a lentidão é decorrência dos ataques de hackers aos servidores do MS registrados no início do mês.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem na Fundação Oswaldo Cruz um parceiro estratégico na condução dos trabalhos de gestão da pandemia no Estado e vem procurando criar um fluxo de pactuação dos encaminhamentos a serem realizados. Um deles foi a construção de um plano de contingência segundo o qual novas amostras de exames só serão recebidas e analisadas na Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da instituição a partir da próxima segunda-feira (23).

Até lá, novas amostras de RT-PCR serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). Enquanto isso, a Fiocruz se comprometeu a liberar até esta quinta-feira (19) o resultado de 1.740 exames do Ceará que estão sob sua análise; até o dia 21, outros 1924 exames serão liberados. Após esses prazos, a Sesa espera retomar o fluxo anteriormente acordado, de envio dos exames de pacientes para o Lacen e Hemoce e de envio dos exames de testagem em massa para a Fiocruz.

A Secretaria destaca que é importante que os municípios e as unidades de saúde sigam essa orientação, que leva em consideração as especificidades de cada equipamento e contribui para a celeridade para cada tipo de análise.