HRN promove Semana da Prematuridade

18 de novembro de 2020 - 14:32 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes

O Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, a Semana de Prematuridade da unidade. Com o tema “Milagres estão frequentemente disfarçados de prematuros”, o evento teve uma programação diversificada, com palestras e oficinas educativas voltadas a mães e profissionais da Neonatologia. Todos os anos o HRN atende, em média, 840 crianças que vêm ao mundo antes do tempo previsto.

Durante os dois dias de programação, os participantes acompanharam vídeos de crianças que já foram atendidas no HRN e puderam conhecer o trabalho da equipe multiprofissional responsável por cuidar dos bebês prematuros. O evento também chamou atenção para o Novembro Roxo, campanha de conscientização sobre a prematuridade.

“Precisamos trazer visibilidade para essa causa para que todos sejam sensíveis e possam apoiar as gestantes, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social. É uma ação conjunta entre a sociedade, a família, os serviços de saúde para o fortalecimento das políticas públicas e para conseguir abraçar essa causa e deixar essa mulher e essa criança mais acolhidos dentro de uma rede que vai conduzi-los a uma assistência de qualidade”, ressalta a coordenadora de Enfermagem da Neonatologia do HRN, Maria Cristiane Soares de Lemos.

A entrega de certificados de “grandes guerreiros” para os bebês prematuros internados foi uma das ações de destaque. Além de ter acesso a informações sobre a prematuridade, as mães que prestigiaram o evento aprenderam técnicas para acalmar os bebês, reduzir cólicas e fortalecer o vínculo afetivo com o filho. “Eu gostei muito. Aprendi uma técnica de massagem para o meu bebê ficar mais calmo, alivia a cólica e faz dormir bem”, conta Maria do Rosário Riparto, 23, mãe de Antonio Théo, prematuro de 32 semanas.

Dia da prematuridade

A programação no HRN coincide com o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. Comemorada anualmente em mais de 50 países, a data ressalta a importância do debate em torno da prematuridade e da elaboração de estratégias para a redução das taxas de nascimentos de bebês prematuros.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por ano cerca de 15 milhões de crianças nascem prematuras no mundo. No Brasil, a estimativa é de que, anualmente, 360 mil bebês nasçam antes de completar 37 semanas de gestação. Ainda de acordo com o levantamento, a prematuridade é considerada a principal causa de morte em crianças nos primeiros cinco anos de vida no país.

“A prematuridade traz um grande impacto para os serviços, um grande prejuízo para as mães, que precisam ficar internadas por mais tempo, aumentando assim seu nível de ansiedade e medo devido à fragilidade da criança. Há ainda o impacto para as crianças, que saem com grandes riscos de desenvolver sequelas, de ter atraso no desenvolvimento”, finaliza Maria Cristiane Soares.