Projeto “Língua Solta” possibilita qualidade de vida a bebês nascidos no HGCC

4 de novembro de 2020 - 10:38 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), bebês nascidos com a língua presa têm o problema corrigido prontamente. As crianças são submetidas à frenotomia, cirurgia que realiza a soltura do frênulo lingual. O procedimento é feito por uma equipe de Odontologia parceira do HGCC, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. A iniciativa faz parte do projeto “Língua Solta”.

A cirurgia é rápida e acontece no setor de Neonatologia e no ambulatório do HGCC. Basta um pequeno corte no “freio” da língua para que a imperfeição seja corrigida. O procedimento é fundamental para que os bebês possam, com mais facilidade, mamar, respirar, mastigar, engolir e falar. “Com o procedimento, é possível evitar o desmame precoce, complicações futuras com alterações na função alimentar e, posteriormente, alterações na fala”, explica a fonoaudióloga Edna Maria dos Santos Lopes.

Todas as crianças nascidas no HGCC passam por avaliação de um fonoaudiólogo. Aquelas que apresentam a alteração na língua são encaminhadas à frenotomia. Chiara Maria, de 11 meses, faz parte deste grupo. Genival Júnior Modesto, 37, morador de Fortaleza e pai da menina, ficou satisfeito com a assistência dada à filha. “O atendimento é ótimo, perfeito. Eu achei muito competente, toda a equipe muito atenciosa com a minha filha, sempre pronta a ajudar, a esclarecer, tirando as minhas dúvidas e sempre solícita”.

15 dias após o procedimento, Chiara já apresenta melhoras. “Ela está movimentando melhor a língua, já consegue se expressar melhor do que antes e também se alimentar melhor. Não tem mais engasgos. Percebo que ela já começa a mastigar melhor”, comemora Genival. Nesta quinta-feira (5), ele retornará com a filha ao ambulatório do HGCC  para consulta de avaliação.

Projeto “Língua Solta”

O projeto “Língua Solta” é resultado de uma parceria entre o HGCC e a Faculdade Paulo Picanço. “O convênio é uma maneira de realizar a frenotomia no Hospital e contribuir com a formação de novos profissionais”, avalia a coordenadora de Fonoaudiologia do HGCC, Evangelista Messias. Às quintas-feiras, no período da tarde, estudantes do curso de Odontologia da instituição participam dos procedimentos, que são supervisionados por diversos profissionais, como explica o professor Felipe Martins.

“Médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, odontólogos e técnicos estão envolvidos nessa ação, que é multiprofissional. Fazemos a discussão de casos, da história do paciente. Essa experiência favorece os bebês e a formação de novos profissionais”, detalha Felipe.