Cesau promove Conferência Estadual de Saúde nos dias 29 e 30 de outubro

Assessoria de Comunicação do Cesau
Repórter: Hariádina Salveano
Arte gráfica: Francisco Oliveira

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) realiza, nos dias 29 e 30 de outubro, a 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES), que tem como tema Regionalização da Saúde e Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento online será transmitido pela plataforma Zoom, das 8 às 17h, e também discutirá a nova composição do Cesau. A população poderá acompanhar a Conferência pelo canal no Youtube do Conselho.

Além de avaliar o processo de reorganização, planejamento e governança nas Regiões de Saúde, a Conferência vai deliberar sobre a composição, planejamento e estrutura administrativa das Comissões Regionais de Saúde, definidas pela Lei nº 17.006 aprovada em 2019.

“Com a Lei da Regionalização, o Cesau precisa se adequar para que tenha a representação do controle social das cinco Regiões de Saúde em seu colegiado. Por esse motivo, convocamos essa conferência”, explica o presidente do Conselho, Azevedo Quirino.

Como forma de preparação para a conferência, o Cesau promoveu etapas municipais e regionais ao longo dos meses de setembro e outubro. Realizados virtualmente, os encontros foram fundamentais para elucidar as diretrizes do evento, bem como informar conselheiros e delegados sobre as mudanças implantadas na Saúde do Ceará.

“Decidimos por uma conferência virtual pensando na saúde das pessoas, dadas as circunstâncias que estamos vivendo. Ainda não podemos fazer reuniões presenciais por causa da quantidade de conselheiros que temos. E o formato das reuniões virtuais tem sido utilizado pelo Cesau durante todos esses meses. Temos tido uma boa aceitação dos conselheiros de saúde e o controle social não parou”, justifica Azevedo.

Serviço
9ª Conferência Estadual de Saúde: Regionalização da Saúde e Controle Social no SUS

Data: 29 e 30 de outubro
Horário: 8 às 17 horas
Transmissão: Plataforma Zoom e canal no Youtube do Conselho.