Investimento em tecnologia qualifica serviços de saúde e fortalece pesquisa científica no Ceará

19 de outubro de 2020 - 08:40 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Susana Mont´alverne
Arte gráfica: Fabio dos Santos

O aprimoramento dos serviços ofertados à população é um dos principais compromissos do Governo do Ceará. Na área da saúde, o investimento em tecnologia é uma das estratégias fundamentais. Recentemente, duas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) foram contempladas, por meio do Programa de Modernização Tecnológica (Promotec), com equipamentos que operam com alta tecnologia. A aquisição dos aparelhos possibilita maior celeridade no atendimento, diagnósticos mais precisos e o fortalecimento de pesquisas científicas no Estado. O projeto é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Foram investidos 2,4 milhões de euros em equipamentos para os ambulatórios de Oftalmologia e Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e em uma impressora 3D-bioplotter para o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce). A aquisição dos aparelhos faz parte das diretrizes de inovação tecnológica da Sesa, que tem entre seus objetivos a assistência hospitalar de excelência, a agilidade no diagnóstico e a qualificação dos tratamentos.

A implantação dos equipamentos é vista com entusiasmo pelo médico do ambulatório de oftalmologia do HGF, Marcelo Diógenes. “Com a aquisição das tecnologias pode-se dizer seguramente que o ambulatório de oftalmologia do hospital é hoje de primeiro mundo”, comenta. Além da qualificação dos atendimentos e do diagnóstico precoce, o profissional ressalta o potencial para pesquisa científica que os equipamentos possibilitarão.

“Os aparelhos são diferenciados. Eles conseguem ter imagens e nos mostrar alterações bem específicas. Essas alterações podem ser objetos de diversos estudos. A tecnologia vai melhorar a coleta de dados. O HGF com certeza será um excelente centro para pesquisa científica”, reforça.

Hemoce

Ainda em fase de implantação, a impressora 3D-bioplotter será utilizada no centro de processamento celular do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A diretora do hemocentro, Luciana Carlos, explica que sua utilização também será de grande valia para os trabalhos de pesquisa. Um comitê já foi formado para definir os campos de estudo.

“O aparelho é bastante avançado. Talvez exista só um outro com essas características no País. Será importantíssimo para a área de impressão 3D na área da saúde. Além de um potencial muito forte para pesquisa, o equipamento dará suporte aos pacientes transplantados”, explica Luciana Carlos.

Promotec

O Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec) tem como objetivo promover a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, tais como segurança pública, educação, finanças públicas, meio ambiente e saúde, através da aquisição de equipamentos alemães, sem similares nacionais.