“Dia D” das campanhas contra poliomielite e de multivacinação acontece neste sábado, 17

15 de outubro de 2020 - 14:11 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Fabio dos Santos

Sábado (17) é o “Dia D” das campanhas de vacinação contra a poliomielite e da multivacinação. A ação tem como objetivo imunizar pessoas que não conseguiram ir aos postos de saúde do Estado durante a semana. Em Fortaleza, o Centro de Saúde do Meireles, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), funcionará das 8h às 12h para atender a população.

Deverão ser vacinadas contra a poliomielite crianças com menos de cinco anos. Já a multivacinação acontece para que crianças e adolescentes com até 15 anos possam atualizar a caderneta vacinal. Diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis é o principal objetivo das campanhas.

“Os pais devem levar seus filhos para se proteger da paralisia, mas também para garantir a complementação do seu esquema vacinal. Os adolescentes também poderão ser vacinados contra doenças como meningite e HPV. Os adultos também podem se vacinar contra o sarampo”, explica a coordenadora de Imunização da Sesa, Carmem Osterno.

A meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 510.895 crianças contra a poliomielite no Ceará. Até o momento, 25.941 vacinas foram aplicadas. É importante que o público-alvo das campanhas compareça aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina pendente. O MS não estabeleceu meta para a campanha de multivacinação.

A população deve procurar uma unidade de saúde no seu município. Durante as campanha, todas as vacinas previstas no calendário de vacinação estarão disponíveis.

Serviço

Centro de Saúde Meireles
Avenida Antônio Justa, 3113 – Meireles, Fortaleza/Ceará