Secretarias da Saúde e de Segurança Pública realizam ação educativa no aeroporto de Fortaleza

14 de outubro de 2020 - 08:37 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Fotos:
Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), órgãos do Governo do Ceará, realizam, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), uma ação educativa no Aeroporto Internacional de Fortaleza. A ação tem como objetivo reforçar a necessidade do uso de máscara como medida de prevenção à Covid-19.

Durante as abordagens, técnicos da Coordenadoria da Vigilância Sanitária do Estado e policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) orientarão passageiros, taxistas, motoristas de transportes de aplicativos, lojistas e demais trabalhadores da comunidade aeroportuária. “O objetivo dessa ação é desenvolver uma consciência sanitária coletiva sobre a importância do uso de máscara nas áreas do saguão do aeroporto e na praça de alimentação”, explica a técnica da Vigilância Sanitária da Sesa, Jane Cris Cunha.

O trabalho dos agentes acontecerá em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a a Fraport Brasil, responsável por administrar o terminal na capital cearense. “A conscientização é importantíssima, pois cada indivíduo é pessoalmente responsável pelo uso da máscara. Demais medidas, como sinalizações sobre distanciamento, orientações por aviso sonoro e vídeo, disponibilização de álcool gel e intensificação da limpeza, foram implementadas desde o início da pandemia para oferecer um ambiente limpo e seguro aos passageiros e usuários”, ressalta a diretora de marketing, comunicação e qualidade da Fraport Brasil, Natalie Valezi.

Barreira Sanitária

O Governo do Ceará, por meio da Sesa, implementou políticas públicas a fim de realizar a detecção rápida da Covid-19 e evitar a disseminação da doença no território cearense. O Projeto Barreira Sanitária, implantado no Aeroporto de Fortaleza, está entre as iniciativas. Na área de desembarque do terminal, as equipes realizam o serviço de aferição de temperatura corporal, triagem, repasse de informações sobre os sintomas da doença e, em caso de necessidade, encaminham o passageiro à rede de atenção à saúde.

O serviço já atendeu 308 mil passageiros provenientes de 1.854 voos. “Precisamos ter em mente que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou e que o uso da máscara é muito importante para o controle da doença”, reforça Jane Cris. As áreas de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados no país são consideradas estratégicas em função do fluxo de viajantes, da circulação de meios de transporte internacionais e nacionais e do transporte de cargas.

Serviço

Ação Educativa no Aeroporto Internacional de Fortaleza
Dias: quinta-feira, 15 de outubro, das 9 às 11 horas
Sexta-feira, 16, das 14 às 17 horas
Local: Saguão do Aeroporto de Fortaleza
Av. Senador Carlos Jereissati, 3000 – Serrinha, Fortaleza/CE

Ouça

A ideia é que técnicos da Coordenadoria da Vigilância Sanitária do Estado e policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) abordem as pessoas que trabalham no aeroporto ou por ali passam, para orientar sobre a obrigatoriedade e o uso correto de máscaras de proteção, como técnica da Vigilância Sanitária da Sesa, Jane Cris Cunha.