Sesa realiza primeira etapa de Workshop Distritos de Inovação do Ceará

Repórter:
Fátima Holanda
Foto: Emanuelle Coelho

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta sexta-feira (2), a primeira etapa do Workshop Distritos de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos. Transmitido online, o evento reuniu representantes do poder público, instituições de ensino e pesquisa, setores da sociedade civil e empresarial e startups.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), esteve à frente do evento e apresentou aos participantes os três Distritos de Inovação em Saúde no Estado. “Tudo que estamos fazendo está ligado ao projeto de modernização da Saúde do Ceará. Entendemos que a saúde é um bem fundamental para tal e é preciso haver uma estratégia do desenvolvimento da saúde do Estado não só na questão assistencial”, reforçou o gestor.

Estão sendo trabalhados, no âmbito do projeto de inovação em saúde Viva@Ceará, os Distritos Viva@Porangabussu – em torno da lagoa de Porangabussu, Viva@Eusébio, junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) instalada no Eusébio, e o Viva@Quixeramobim, em torno do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da rede estadual.

As outras duas etapas do Workshop acontecem nos dias 9 e 16 de outubro. No dia 9, haverá a apresentação da visão conjunta, identificação de possíveis atividades e agentes que solucionem os desafios relacionados aos Distritos. Por último, no dia 16 de outubro, será exposto o modelo de Pacto de Desenvolvimento dos Distritos de Inovação do Ceará desenvolvido no Workshop. As inscrições para o evento podem ser realizadas aqui.

Inovação em saúde

A implantação de um distrito de inovação é, antes de tudo, uma estratégia de renovação urbana. Representa um novo modelo de edificação de uma cidade compacta com foco no crescimento econômico de uma região. O intuito do projeto é fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, tendo a economia da saúde como vetor de desenvolvimento e veículo de inclusão produtiva. Busca-se, também, a melhoria da renda e dos indicadores sociais, a diminuição da desigualdade social, produção de tecnologias e reordenação urbana.

O Workshop Distritos de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos é resultado de uma parceria entre a Sesa e a empresa La Salle Technova Barcelona. A iniciativa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Eusébio e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Workshop Distritos de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos

Dias: 9 e 16 de outubro