Sesa realiza Workshop Distritos de Inovação

Repórter:
Fátima Holanda
Arte gráfica: Fabio dos Santos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nos dias 2, 9 e 16 de outubro, o Workshop Distritos de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos. O evento será transmitido pela internet, das 10h às 12h, pela plataforma Zoom. A iniciativa tem como objetivo apresentar à sociedade os três Distritos de Inovação em Saúde no Estado.

Inicialmente estão sendo trabalhados, no âmbito do projeto de inovação em saúde Viva@Ceará, os Distritos Viva@Porangabussu – em torno da lagoa de Porangabussu, Viva@Eusébio, junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) instalada no Eusébio, e o Viva@Quixeramobim, em torno do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da rede estadual.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), estará à frente do Workshop e destaca a importância dos Distritos. “O Viva@Ceará é de uma importância fundamental para o desenvolvimento e redução de desigualdade no Estado. A economia da saúde é a economia mais importante no mundo, pois trabalha com inclusão. O Viva@Ceará traz desenvolvimento tecnológico para o interior e capital e tem a capacidade de aumentar a arrecadação do Estado e, portanto, distribuir renda”, ressalta o gestor.

Nesta sexta-feira (2), serão apresentados os objetivos, a metodologia de trabalho e a fase atual dos Distritos de Inovação – Viva@Ceará. No dia 9, haverá a apresentação da visão conjunta, identificação de possíveis atividades e agentes que solucionem os desafios previstos. Por último, no dia 16 de outubro, será exposto o modelo de Pacto de Desenvolvimento dos Distritos de Inovação do Ceará desenvolvido no Workshop. O evento é voltado para instituições de ensino e pesquisa, setores da sociedade civil e empresarial, instituições governamentais e startups. A proposta visa elaborar uma rede de articulação e engajamento, além de atrair investimento na área da saúde, tecnologia, meio ambiente e urbanismo.

Inovação em saúde

A implantação de um distrito de inovação é, antes de tudo, uma estratégia de renovação urbana. Representa um novo modelo de edificação de uma cidade compacta com foco no crescimento econômico de uma região. O intuito do projeto é fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, tendo a economia da saúde como vetor de desenvolvimento e veículo de inclusão produtiva. Busca-se, também, a melhoria da renda e dos indicadores sociais, a diminuição da desigualdade social, produção de tecnologias e reordenação urbana.

O Workshop Distritos de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos é resultado de uma parceria entre a Sesa e a empresa La Salle Technova Barcelona. A iniciativa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Eusébio e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Suporte internacional

A Sesa contratou a consultoria técnica espanhola para orientar o processo de implementação dos Distritos de Inovação em Saúde, com base na meta modelo desenvolvido pela La Salle Technova Barcelona. O intuito é fortalecer, dinamizar e integrar os Distritos de Inovação em Saúde, com atuação em ciência da vida e tecnologia médicas.

Workshop Distritos de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos

Dias: 2,9 e 16 de outubro