Prevenção ao câncer de mama será tema da live “Saúde & Você”

30 de setembro de 2020 - 14:19 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Levi Aguiar l Supervisão: Diego Sombra
Arte gráfica: Francisco Oliveira

Para conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta quarta-feira (30), às 17h, uma transmissão ao vivo com o cirurgião oncológico e mastologista, Luiz Porto. O bate papo acontece no perfil oficial da Sesa no Instagram.

Uma das medidas iniciais de prevenção ao câncer de mama é realização de mamografia a cada dois anos. Para ter acesso ao exame, as mulheres devem procurar a atenção primária à saúde, onde recebem o devido encaminhamento para uma policlínica do Governo do Ceará.

O médico Luiz Porto ressalta que alguns hábitos saudáveis também ajudam a prevenir a doença. “Estima-se que, com uma boa alimentação e atividade física, é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Por isso, é tão importante controlar seu peso, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios pelo menos três vezes por semana. A amamentação também é considerada um fator protetor”, explica o especialista.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, neste ano, o Ceará deve registrar 2.510 novos casos de câncer de mama. Os fatores de riscos para a doença podem estar relacionados à mutação genética, obesidade, não lactação, uso abusivo de hormônios, alcoolismo e sedentarismo.

Saúde & Você

A live faz parte do projeto Saúde & Você, uma das ações estratégicas do Plano de Comunicação da Secretaria. A promoção à saúde e o estímulo ao autocuidado estão entre as ações da Sesa voltadas ao bem-estar da população cearense. Diante do alcance significativo das redes sociais, o projeto Saúde & Você nasce no Instagram com o propósito de levar informação de qualidade, a partir de uma linguagem simples e acessível, sobre temas relevantes na área da saúde.