Sesa elabora protocolo para retomada das atividades escolares

24 de setembro de 2020 - 13:50 # # # #

Repórter:
Suzana Mont’Alverne

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) elaborou o Protocolo Setorial de Retomada das Atividades Escolares, que ocorrerá em quatro etapas. Além de especificar o passo a passo para o retorno gradual do funcionamento, o documento estabelece medidas que deverão ser adotadas pelas instituições de ensino para evitar a transmissão do coronavírus.  Acesse o arquivo aqui.

Nos 184 municípios cearenses, está liberada a realização de aulas virtuais em todos os níveis da educação. A partir da Fase 2, estão autorizadas as atividades administrativas de instituições de ensino que sejam incompatíveis com o trabalho remoto. Na fase 3, estão permitidas aulas práticas presenciais para os concludentes dos cursos de graduação e pós-graduação de quaisquer carreiras.

Para os municípios incluídos nas fases de transição 1, 2 e 3, estão vedadas aulas presenciais em quaisquer situações, exceto aulas práticas presenciais para os concludentes dos cursos de graduação e pós-graduação de quaisquer carreiras. O setor da educação, a partir da Fase 4, passa a ter retomada gradativa das atividades, devendo ter seu próprio faseamento, seguindo as normas e datas estabelecidas pelos órgãos de saúde.

As prefeituras são autônomas para regulamentar o plano de retomada a partir da data oficializada pelo Governo do Ceará para reinício das atividades escolares presenciais. A etapa de transição terá um período de no mínimo sete dias e as demais etapas especiais serão de 14 dias.